PRATA DA CASA
REVOLUÇÃO 2.0 NAS EMPRESAS
O Facebook é o embrião das ferramentas tecnológicas que construirão o caminho para a sustentabilidade nas empresas. É o que defende o especialista em comunicação para a sustentabilidade Ernesto van Peborgh. Em seu livro Redes – O Despertar da Consciência Planetária, ele aponta que a humanidade e as empresas, especialmente, encontram-se em um momento decisivo para transformar a estrutura do conhecimento, até então hierarquizada. O estímulo à cultura colaborativa propiciará a construção de soluções inovadoras que impactarão positivamente nos negócios e no mundo. “Quando olhamos as redes sociais, normalmente vemos somente a interação das pessoas, mas existe a possibilidade de criar um reservatório de conhecimento. Dentro das empresas, é muito mais fácil colocar as pessoas em rede e há uma demanda por inovação”, esclarece Van Peborgh.
Um bom exemplo vem da Eyeka, uma rede social global voltada para a cocriação de produtos inovadores com o patrocínio de grandes empresas. Tendo em vista o seu plano de sustentabilidade global, a Unilever lançou um concurso que vai premiar o melhor projeto de um chuveiro capaz de gastar o mínimo de água e energia.
Outros exemplos de como as empresas estão superando a hierarquia na busca por soluções colaborativas estão na íntegra no Blog da Redação. (Por Carol Nunes)
MUNDO AFORA
INFORMAÇÃO PARA TODOS
“Cinquenta por cento dos alimentos que chegam aos países desenvolvidos são jogados fora” e “De cada R$ 100 gastos por uma família brasileira, apenas R$ 1,60 são gastos com itens relacionados a sua cultura e entretenimento”.
Esses são alguns dos muitos dados que o data4good.com.br publica semanalmente em sua página e no Facebook.
Ao disseminar didaticamente informações obtidas de bancos de dados e pesquisas, o site possibilita uma maior conscientização e educação sobre o mundo. “Nós acreditamos que informação gera mudança, pois permite a melhor compreensão de determinado cenário, e a ação no sentido certo”, dizem os responsáveis pelo site.
ÁFRICA + BRASIL
O site brazilafrica.com quer promover e facilitar a aproximação entre brasileiros e africanos por meio de laços culturais, sociais e até comerciais. Para isso, o portal traz notícias de temas variados, produzidas por profissionais, com apoio de agências internacionais e correspondentes. Traz também agenda de eventos de interesse mútuo e artigos opinativos. Tudo está em português e inglês – em breve também em francês.
Outro objetivo é apresentar aos setores público e privado as oportunidades de investimentos e de aprofundamento das relações entre as regiões, estimulando as relações comerciais e culturais.
VALE O CLICK
PLANTAS VIRTUAIS
Desde setembro, está disponível o maior conjunto de imagens de amostras botânicas do País: o Herbário Virtual Reflora. São mais de 420 mil imagens de plantas brasileiras à disposição de pesquisadores e do público em geral. As fotos de alta resolução permitem analisar detalhes e tirar medidas das estruturas botânicas. Várias dessas amostras estavam concentradas em herbários estrangeiros e fora do alcance dos brasileiros.
EDUCAÇÃO E CONSUMO
O consumo consciente agora também é assunto de criança. E, para auxiliar os educadores de todo o País, o Instituto Akatu lançou Edukatu.org.br, uma rede interativa para a troca de conhecimento e práticas sustentáveis. Há até uma rede social em que alunos e professores trocam experiências, e o Akatu faz a mediação com dicas. Há conteúdo sobre tecnologias na educação, vídeos que explicam de onde vem e para onde vão materiais que consumimos, além de jogos.
TEMAS DA VIDA
Quer ensinar as pessoas sobre algum assunto? Pode ser sobre culinária, negócios, teatro de sombras e até organização de malas. Ou está interessado em cursos variados, daqueles que não se encontram em instituições? Vá até Cinese.me, site em que aulas são oferecidas e realizadas de acordo com a demanda. Alguns são gratuitos, mas a maioria não passa de R$ 200. Em um ano de atividade, o site já promoveu 272 encontros e tem 4.160 usuários cadastrados.[:en]PRATA DA CASA
REVOLUÇÃO 2.0 NAS EMPRESAS
O Facebook é o embrião das ferramentas tecnológicas que construirão o caminho para a sustentabilidade nas empresas. É o que defende o especialista em comunicação para a sustentabilidade Ernesto van Peborgh. Em seu livro Redes – O Despertar da Consciência Planetária, ele aponta que a humanidade e as empresas, especialmente, encontram-se em um momento decisivo para transformar a estrutura do conhecimento, até então hierarquizada. O estímulo à cultura colaborativa propiciará a construção de soluções inovadoras que impactarão positivamente nos negócios e no mundo. “Quando olhamos as redes sociais, normalmente vemos somente a interação das pessoas, mas existe a possibilidade de criar um reservatório de conhecimento. Dentro das empresas, é muito mais fácil colocar as pessoas em rede e há uma demanda por inovação”, esclarece Van Peborgh.
Um bom exemplo vem da Eyeka, uma rede social global voltada para a cocriação de produtos inovadores com o patrocínio de grandes empresas. Tendo em vista o seu plano de sustentabilidade global, a Unilever lançou um concurso que vai premiar o melhor projeto de um chuveiro capaz de gastar o mínimo de água e energia.
Outros exemplos de como as empresas estão superando a hierarquia na busca por soluções colaborativas estão na íntegra no Blog da Redação. (Por Carol Nunes)
MUNDO AFORA
INFORMAÇÃO PARA TODOS
“Cinquenta por cento dos alimentos que chegam aos países desenvolvidos são jogados fora” e “De cada R$ 100 gastos por uma família brasileira, apenas R$ 1,60 são gastos com itens relacionados a sua cultura e entretenimento”.
Esses são alguns dos muitos dados que o data4good.com.br publica semanalmente em sua página e no Facebook.
Ao disseminar didaticamente informações obtidas de bancos de dados e pesquisas, o site possibilita uma maior conscientização e educação sobre o mundo. “Nós acreditamos que informação gera mudança, pois permite a melhor compreensão de determinado cenário, e a ação no sentido certo”, dizem os responsáveis pelo site.
ÁFRICA + BRASIL
O site brazilafrica.com quer promover e facilitar a aproximação entre brasileiros e africanos por meio de laços culturais, sociais e até comerciais. Para isso, o portal traz notícias de temas variados, produzidas por profissionais, com apoio de agências internacionais e correspondentes. Traz também agenda de eventos de interesse mútuo e artigos opinativos. Tudo está em português e inglês – em breve também em francês.
Outro objetivo é apresentar aos setores público e privado as oportunidades de investimentos e de aprofundamento das relações entre as regiões, estimulando as relações comerciais e culturais.
VALE O CLICK
PLANTAS VIRTUAIS
Desde setembro, está disponível o maior conjunto de imagens de amostras botânicas do País: o Herbário Virtual Reflora. São mais de 420 mil imagens de plantas brasileiras à disposição de pesquisadores e do público em geral. As fotos de alta resolução permitem analisar detalhes e tirar medidas das estruturas botânicas. Várias dessas amostras estavam concentradas em herbários estrangeiros e fora do alcance dos brasileiros.
EDUCAÇÃO E CONSUMO
O consumo consciente agora também é assunto de criança. E, para auxiliar os educadores de todo o País, o Instituto Akatu lançou Edukatu.org.br, uma rede interativa para a troca de conhecimento e práticas sustentáveis. Há até uma rede social em que alunos e professores trocam experiências, e o Akatu faz a mediação com dicas. Há conteúdo sobre tecnologias na educação, vídeos que explicam de onde vem e para onde vão materiais que consumimos, além de jogos.
TEMAS DA VIDA
Quer ensinar as pessoas sobre algum assunto? Pode ser sobre culinária, negócios, teatro de sombras e até organização de malas. Ou está interessado em cursos variados, daqueles que não se encontram em instituições? Vá até Cinese.me, site em que aulas são oferecidas e realizadas de acordo com a demanda. Alguns são gratuitos, mas a maioria não passa de R$ 200. Em um ano de atividade, o site já promoveu 272 encontros e tem 4.160 usuários cadastrados.