Uma loja onde o dono concede espaço para expor os produtos das marcas de outras pessoas. E, ainda, para que a marca possa continuar à vista nos boxes por uma loja onde o dono concede espaço para expor os produtos das marcas de outras pessoas. E, ainda, para que a marca possa continuar à vista nos boxes por mais tempo, a cada mês é preciso que os produtos alcancem a meta de vendas determinada. Caso isso não ocorra, a regra é ceder a vez a outro fabricante. Assim funciona a loja colaborativa Endossa, na capital paulista.
Como a venda depende do gosto e do bolso do cliente, é o próprio consumidor quem dita o que vai continuar ali, ou não. “Na maior parte das vezes, assinamos os contratos com os produtores sem ao menos ver o que as marcas oferecem. O frequentador da loja dá o seu parecer no dia a dia, endossando a permanência dos itens de sua preferência. As únicas restrições são para produtos ilegais, como os piratas, e os de legislação específica, a exemplo de alimentos perecíveis, remédios, tabaco e álcool”, ressalta Carlos Margarido, um dos sócios.