O SESC São Carlos realiza, de 14 a 17 de maio, a 17ª edição do Simpósio Internacional de Atividades Físicas Adaptadas, com abertura do filósofo italiano Mauro Maldonato.
O objetivo do evento é promover a inserção de pessoas com deficiências ou necessidades especiais, de qualquer idade e classe social, na prática de atividades físicas e/ou esportivas, possibilitando que profissionais, educadores, alunos e público em geral, entrem em contato com técnicas, pela difusão do conhecimento produzido por cientistas e profissionais da área de Educação Física Adaptada e afins. Ao informar e inserir a comunidade nos debates, o SESC busca a conscientização da necessidade de evitar preconceitos e discriminação em relação às diferenças, para além de estereótipos.
Participam profissionais brasileiros e estrangeiros das áreas de educação física e esportes, fisioterapia, pedagogia, psicologia e terapia ocupacional, por meio de conferência, cursos e vivências. Paralelamente, para que o público em geral reflita sobre assuntos relacionados com a problemática de pessoas com deficiências e necessidades especiais, estão programadas atividades culturais e esportivas.
O evento, que teve sua primeira edição em 1997, destaca-se por ser pioneiro na instituição, e ser realizado em uma entidade particular não vinculada a Universidades. O público participante vem de todo o Brasil e alguns países vizinhos como Chile e Argentina e, basicamente, é formado por professores e alunos de Educação Física, Educação Física Adaptada, Fisioterapia, Educação Especial, Psicologia, Terapia Ocupacional e Pedagogia, pessoas com deficiências, necessidades especiais (grávidas, idosos, obesos) e interessados em geral.
As inscrições podem ser feitas até 11 maio no Portal SESC SP. A programação completa está neste link.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
- 14 de maio/ 20h30: Abertura
CONFERÊNCIA – Mauro Maldonato (Itália)
Entre consciência e mundo: a fronteira enigmática do corpo.
O pensador fará uma abordagem reflexiva sobre como o corpo diferente é visto e sentido na sociedade atual. Médico psiquiatra, professor de Psicopatologia Geral na Universidade de Basilicata, pensador com formação complementar em Filosofia, é membro de diversos grupos de pesquisa internacionais, conferencista e professor visitante em prestigiadas instituições. Autor e organizador de volumes e artigos científicos publicados em diversas línguas.
Apresentação Artística – Forma de ver
Marcos Abranches e Alessandra Bonovox
- 15 de maio: Programação esportiva e cultural
Bate bola com o paratleta Kaíque (Tênis de Mesa)
Atividade interativa onde os participantes poderão bater bola com atletas da modalidade, tendo como destaque a presença de Luiz Henrique Medina, conhecido como Kaíque, medalhista de ouro no Parapan de 2013 e que representa o Brasil em Paralimpíadas.
- 17 de maio
Vivência 1 – Surdo-cegueira: práticas e estratégias em meio líquido – Profas. Marília Cordeiro Aragão e Ticiana Castelo Branco Dantas
Graduadas em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará, atualmente trabalham no Sesc Ceará como professoras do Sesc Ativo – Núcleo PcD (Pessoa com Deficiência).
Vivência 2 – A Educação Física na perspectiva da Educação Inclusiva para Pessoas Com Deficiência Visual – Prof. Ivan de Oliveira Freitas
Graduado em Educação Física, atleta da Seleção Brasileira Paralímpica na modalidade de Futebol de Cinco (para cegos), foi o segundo cego no Brasil a se formar na área. Atualmente é professor na Universidade de Guarulhos e trabalha na Secretaria de Esporte e Lazer de São Bernardo do Campo, como Coordenador de Paradesporto.