Um estudo realizado com 20 empresas brasileiras ligadas à construção civil avaliou os impactos socioambientais do setor e como as empresas estão gerenciando esses efeitos, além de identificar boas práticas, pontuais ou estruturadas.
A publicação foi elaborada por consultores da Tistu Desenvolvimento Social e Organizacional e da Report Sustentabilidade e sinaliza os desafios que o mercado tem pela frente, entre eles, eficiência energética e hídrica, diferenciais socioambientais, resíduos, saúde e segurança e emissão de gases de efeito estufa (GEE).
Para compor a matriz, foram utilizadas fontes públicas, encontradas na internet ou em publicações impressas – a transparência é um item de suma importância e, por isso, a falta ou ausência de dados pesou negativamente nas análises e conclusões apresentadas no texto.
Apesar de envolver as práticas de determinadas empresas, o estudo não se propõe a analisar ou desenhar a estratégia, de forma individual, de cada uma delas. A ideia é que qualquer empresa possa aprofundar o diagnóstico sobre como está posicionada em relação a cada impacto socioambiental apresentado no texto e traçar estratégias para gerenciar seus riscos e criar oportunidades de diferenciação perante as demais companhias do setor.
Para discutir os resultados da pesquisa, bem como os desafios enfrentados pelas empresas, a Report Sustentabilidade realizará um evento no dia 19 de maio, em São Paulo.
Mais informações e inscrições, escreva para giovanna@reportsustentabilidade.com.br