A BM&FBovespa lançou ontem, 2 de março, o processo seletivo do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) de 2016. Durante o evento, foi anunciada a principal novidade do processo este ano: a obrigatoriedade da divulgação das respostas dos questionários das empresas integrantes da carteira. Esta proposta será colocada para consulta pública entre os dias 15 de março a 15 de abril.
Entre as empresas da atual carteira do índice, 94,3% autorizaram a divulgação de suas respostas, que estão abertas ao público no site do ISE. No primeiro ano, em 2012, apenas 21,6% deram transparência às informações, mas a partir daí, a adesão tem sido crescente. Aron Belinky, coordenador executivo do ISE, disse que “estão sendo avaliadas formas de melhorar o acesso às respostas da empresas do ISE”, a fim de estimular o uso dessa informação por diferentes públicos, como investidores e pesquisadores.
O evento marcou também o lançamento dos Fundamentos e dos novos Objetivos Estratégicos do ISE para o quinquênio 2016-2020. Os fundamentos funcionam como uma orientação permanente do índice. Os objetivos, revistos a cada cinco anos, consideram os três stakeholders centrais do ISE: investidores, empresas e sociedade.
Para os investidores, o objetivo estratégico será aumentar a relevância do ISE para este público. O índice também deve fortalecer seu papel para uma cultura de sustentabilidade nas empresas. Ampliar o reconhecimento do ISE pela sociedade é terceiro objetivo.
Para cada um deles, foram traçados objetivos específicos e a próxima etapa será pensar como atingir essas metas. “A partir disso [objetivos estratégicos], vamos traçar um plano de trabalho, que contará com a participação das empresas”, comenta Sonia Favaretto, presidente do Conselho Deliberativo do ISE e diretora de Imprensa e Sustentabilidade da BM&FBovespa.
Foram apresentados também o cronograma de atividades e as novidades do ano, como a publicação que reúne os principais acontecimento da comemoração de dez anos do índice. As inscrições para o processo seletivo 2016 começam hoje e vão até 12 de agosto. Para saber mais, acesse o site do ISE.
Confira abaixo os Fundamentos e os Objetivos Estratégicos na íntegra.
Fundamentos ISE
- Transparência
- Dar transparência ao processo ISE e às respostas das empresas ao questionário.
- Diálogo com as partes interessadas e a sociedade
- Criar e manter ativos canais de diálogo com as partes interessadas e a sociedade em geral, como fundamento para legitimidade, representatividade e atualidade do ISE como expressão das suas expectativas sobre a sustentabilidade empresarial.
- Aperfeiçoamento contínuo do escopo e do processo
- Atualizar anualmente o questionário ISE, com base em pesquisa acadêmica e processos participativos, de modo a mantê-lo em sintonia com o estado da arte do conhecimento em sustentabilidade e com as expectativas da sociedade. Conhecer os desafios e oportunidades do processo ISE, agindo de modo a otimizar sua eficiência operacional e sua capacidade de atender aos objetivos estratégicos.
- Autonomia financeira, metodológica e decisória
- Garantir as condições materiais, técnicas e de gestão para que o ISE tenha a legitimidade e credibilidade necessárias para cumprir seu papel e avançar em sua missão.
Objetivos Estratégicos ISE 2015 – 2020
- Aumentar a relevância do ISE para os investidores
- Evidenciar as relações entre sustentabilidade empresarial e desempenho econômico;
- Identificar e motivar o uso do ISE por formadores de tendência do mercado financeiro;
- Ampliar a utilidade para os agentes de mercado (investidores diretos, gestores de investimento, serviços de informação, agências de rating, analistas e operadores).
- Fortalecer o papel do ISE para uma cultura de sustentabilidade nas empresas
- Ressaltar o ISE como fonte de maior competividade na atração de capitais;
- Facilitar e incentivar o uso do ISE como instrumento de diagnóstico e de transparência.
- Ampliar o reconhecimento do ISE pela sociedade
- Dar visibilidade à contribuição do ISE aos mais diversos públicos por meio de ações de comunicação e engajamento.