Por Amália Safatle
Eram mais de 70 países e 200 inscritos. E o brasileiro Projeto Bagagem, sediado em Lençóis (BA), foi um dos cinco vencedores em 2007 do Prêmio Seed – “semente” em inglês e as iniciais de Supporting Entrepreneurs for Environment and Development Initiative, ou Iniciativa de Apoio a Empreendedores pelo Meio Ambiente e Desenvolvimento.
O Projeto Bagagem, entidade não governamental criada em 2002 e formalizada em 2004, objetiva melhorar a qualidade de vida de comunidades brasileiras de baixa renda por meio do desenvolvimento do turismo comunitário. Nessa modalidade diferenciada, o viajante não só visita populações locais nas diversas regiões naturais do País, como convive e interage com elas, em uma espécie de intercâmbio cultural. A renda gerada pelo turismo é aplicada nas comunidades e muitas vezes serve para fi nanciar algum projeto desenvolvido no local por outras organizações não governamentais, parceiras do Projeto.
Para Cecilia Junqueira Gianotti, uma das fundadoras e atual presidente do Projeto Bagagem, esse, que é um dos primeiros reconhecimentos oficiais de seu trabalho, chega em boa hora. Como premiação, receberá a consultoria do Collective Leadership Institute, organização alemã sem fins lucrativos que tem como objetivo dar apoio a pesquisas e parcerias ligadas à sustentabilidade.
Sob a orientação do instituto, Cecilia pretende fazer um plano de negócios, identificar as necessidades mais imediatas para a consolidação e expansão das atividades e, assim, redefinir os rumos que a ONG vai tomar, em termos de parcerias e estratégias de atuação.