Se o leitor já tentou conferir um inventário corporativo de carbono, deve ter percebido que a leitura nem sempre é amigável. Para atribuir maleabilidade e transparência às informações sobre emissão de gases de efeito estufa, o programa GHG Protocol Brasil, do Centro de Estudos em Sustentabilidade, da Fundação Getulio Vargas (GVces), vai lançar um novo banco de dados na internet.
Trata-se de um registro público de emissões das 27 empresas que, com apoio do Gvces, calcularam e disponibilizaram os seus balanços de carbono com base na metodologia GHG Protocol, desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI) e pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).
A nova ferramenta aumentará a interatividade, com a opção de geração de gráficos e filtros de busca por setor da economia, ano do inventário etc. Além disso, as empresas poderão preencher seus dados on-line e o próprio sistema efetuará os cálculos de emissões com base nos insumos usados em cada operação.
Segundo o coordenador do programa, Roberto Strumpf, uma das metas é também produzir dados referentes às emissões relativas. Assim, o interessado poderá saber quanto determinada empresa emite por unidade de produto ou, no caso de serviços, por unidade de faturamento. É essa medida que permitirá comparar o desempenho entre empresas e setores.
O novo banco de dados do GHG Protocol Brasil estará disponível a partir de 22 de junho em www.fgv.br/ces/ghg.