Foi como fermento no pão. Duas empresas apoiadoras de uma instituição social descobriram que o investimento poderia render muito mais se usassem a ferramenta da comunicação.
Em vez de continar aplicando os recursos diretamente no Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc), os laboratórios Biolab e União Química formaram uma parceria com a Editora Mol, que resultou no lançamento da revista Sorria. A publicação, com tiragem bimestral de 120 mil exemplares, é vendida nas farmácias da Droga Raia a R$ 2,50 cada, em São Paulo, Rio, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Toda a receita da venda, descontados os impostos, é revertida ao Graacc – o que fez com que o investimento dos laboratórios se multiplicasse.
Na edição de lançamento da Sorria, 1. 500 exemplares foram distribuídos e 118. 500 vendidos, gerando R$ 268 mil líquidos para a instituição. Além disso, tanto os laboratórios como a Droga Raia obtiveram mais visibilidade, ligada a uma causa social. “Está dando certo porque cada um dos parceiros atua na sua área de competência e todos estão juntos em uma causa só”, diz Rodrigo Pipponzi, diretor-executivo da editora.
Segundo ele, há planos de lançar projetos similares em outras áreas, como a ambiental e a educacional. E o segundo número da Sorria já está nas… farmácias.