Por Carolina Derivi
Eles querem proteger o planeta da degradação ambiental e da exclusão social. Não obstante, querem defender o próprio status e contas bancárias recheadas. São fruto da improvável combinação do anti-materialismo hippie com o pró-materialismo yuppie. São os scuppies (Socially Conscious Upwardly Mobile Persons).
Quem batizou o movimento foi o americano Chuck Failla, fundador do site scuppie.com, no qual disponibiliza um guia prático e um manifesto que apresenta algumas máximas para os ambientalistas endinheirados. São idéia como: “Tudo bem ter um adesivo ‘meu outro carro é uma bicicleta’ no seu Lexus, porque você está passando uma mensagem importante sobre a redução de emissões pessoais de gases de efeito estufa, mesmo que esteja trapaceando um pouquinho e seu outro carro seja na verdade um Volvo wagon”.
Segundo reportagem publicada pelo jornal The Times, de Londres, os scuppies formam o grupo de consumidores mais influente da atualidade: “Graças ao glamoroso culto do ‘verde’, ser social e ambientalmente consciente tornou-se norma entre pessoas que freqüentam a alta sociedade”. Se o novo e poderoso grupo estimula a oferta de produtos mais sustentáveis na esteira da moda, resta saber se serão capazes de adotar também a simples e eficiente redução do consumo. E sem trapaça
Por Carolina Derivi
Eles querem proteger o planeta da degradação ambiental e da exclusão social. Não obstante, querem defender o próprio status e contas bancárias recheadas. São fruto da improvável combinação do anti-materialismo hippie com o pró-materialismo yuppie. São os scuppies (Socially Conscious Upwardly Mobile Persons).
Quem batizou o movimento foi o americano Chuck Failla, fundador do site scuppie.com, no qual disponibiliza um guia prático e um manifesto que apresenta algumas máximas para os ambientalistas endinheirados. São idéia como: “Tudo bem ter um adesivo ‘meu outro carro é uma bicicleta’ no seu Lexus, porque você está passando uma mensagem importante sobre a redução de emissões pessoais de gases de efeito estufa, mesmo que esteja trapaceando um pouquinho e seu outro carro seja na verdade um Volvo wagon”.
Segundo reportagem publicada pelo jornal The Times, de Londres, os scuppies formam o grupo de consumidores mais influente da atualidade: “Graças ao glamoroso culto do ‘verde’, ser social e ambientalmente consciente tornou-se norma entre pessoas que freqüentam a alta sociedade”. Se o novo e poderoso grupo estimula a oferta de produtos mais sustentáveis na esteira da moda, resta saber se serão capazes de adotar também a simples e eficiente redução do consumo. E sem trapaça
PUBLICIDADE