Com enfoque na prevenção de doenças e na melhoria da qualidade de vida dos frequentadores do Espaço Para Viver Melhor (EPVM), em Botafogo, a Unimed-Rio aplica em casa recursos que poderia repassar a prestadores de serviços. Assim, fortalece a sustentabilidade do seu próprio negócio e o relacionamento com os clientes.
Os últimos resultados financeiros consolidados demonstram o passo acertado com a abertura da unidade em 2011. Além de atingir a marca inédita de 5 mil atendimentos, o mês de setembro se destacou por outro recorde: o faturamento do EPVM alcançou R$ 2,5 milhões, quase R$ 500 mil a mais que em agosto.
“A preocupação com a qualidade de vida está na nossa filosofia de trabalho”, afirma Maura Soares, gerente de gestão de saúde da Unimed-Rio. Um dos serviços oferecidos é o Espaço Gourmet, onde nutricionistas comandam aulas de culinária saudável. Já o espaço de Convivência do Idoso estimula a sociabilidade com atividades como ioga, seresta, teatro e dança. O Espaço Seguro foca em exercícios de fortalecimento do equilíbrio. Há também intensa demanda nos espaços de infusão de medicamentos e no de reabilitação cardíaca.
Carlos Campani, coordenador médico do EPVM, explica que o trabalho permite olhar amplamente as condições de saúde do paciente. “Com avaliações semestrais observamos melhorias relacionadas à memória e à cognição, além de autocuidado e autoestima.” Tais fatores favorecem a redução das internações hospitalares.