O futuro dos relatórios de sustentabilidade está em mudar o foco, deixando para trás a comunicação sobre os riscos relacionados a questões ambientais, sociais e de governança, e iluminando as possibilidades de criação de valor a partir da incorporação de elementos de sustentabilidade na estratégia empresarial. A conclusão é do 2006 Global Reporters, uma avaliação dos relatórios de sustentabilidade realizada pela consultoria SustainAbility, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pela Standard & Poor’s.
O levantamento identificou as 50 empresas líderes em relatório de sustentabilidade. O topo do ranking é dominado por companhias britânicas: British Telecom (BT), Co-operative Financial Services e British Petroleum (BP) ficaram com os primeiros lugares. Duas brasileiras figuram na lista: ABN Amro Real e Natura.
O Banco Real entrou em 2006 e ficou em 12o lugar – acima de sua matriz, o ABN Amro, em 15o. A Natura, que constava do relatório anterior, realizado em 2004, figurou em 25o. Metade das empresas que compõem o ranking deste ano não estavam presentes na versão anterior.