Por Flavia Pardini
O setor de aviação parece ser a referência da hora quando se quer comparar as emissões de gases de efeito estufa entre segmentos da atividade econômica – caso da produção de papel e das tecnologias da informação. Mas ele mesmo pode ter de entrar em dieta: no início de julho, as lideranças no Parlamento Europeu chegaram a um acordo para limitar as emissões do setor.
Caso seja concretizado, o entendimento significará que o setor integrará o Sistema Europeu de Negociação de Emissões (EU Emissions Trading Scheme) a partir de 2012. As companhias aéreas, mesmo que de outros países, teriam de comprar permissões para emitir – ou seja, para decolar e aterrissar nos países da União Européia. Um acordo parece certo entre os países europeus, mas o assunto deve causar polêmica em outros cantos do mundo, especialmente nos EUA. Estima-se que frota global de aviões participe com 3% no total de emissões de gases de efeito estufa decorrentes da queima de combustíveis fósseis. No total, o setor de transportes contribui com 25% dessas emissões.