Por Carolina Derivi
As empresas brasileiras estão vivendo um boom de relatórios de sustentabilidade. Tanto é assim que a consultoria SustainAbility, que há décadas pesquisa a qualidade dos relatórios no mundo, decidiu realizar pela primeira vez um levantamento específico no Brasil. Os resultados demonstram que o empresariado brasileiro ainda tem muito o que aprender sobre o assunto e como comunicá-lo.
O trabalho Rumo à Credibilidade: Uma pesquisa de relatórios de sustentabilidade no Brasil, realizado em parceria com a Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável (FBDS), mapeou 76 empresas brasileiras que produzem relatórios e selecionou dez como destaques em qualidade. A diferença entre as líderes e as demais é a compreensão mais elementar: a sustentabilidade não pode ser vista como departamento em separado, mas incorporada à estratégia de negócios e intrínseca a todos os níveis de gestão.
“Não adianta uma montadora ter ações sociais no seu relatório, mas não tratar de mobilidade e emissão de gases de efeito estufa, que são questões próprias do seu negócio”, exemplifica Clarissa Lins, diretora-executiva da FBDS.
“As líderes já conseguem entender a importância de tratar das questões materiais, mas no grande panorama isso ainda não é incorporado.” As empresas selecionadas são: Ampla, Banco Itaú, Banco Real, Bunge, Coelce, Energias do Brasil, Iranicelulose, Natura, Sabesp e Suzano Petroquímica.
Por Carolina Derivi
As empresas brasileiras estão vivendo um boom de relatórios de sustentabilidade. Tanto é assim que a consultoria SustainAbility, que há décadas pesquisa a qualidade dos relatórios no mundo, decidiu realizar pela primeira vez um levantamento específico no Brasil. Os resultados demonstram que o empresariado brasileiro ainda tem muito o que aprender sobre o assunto e como comunicá-lo.
O trabalho Rumo à Credibilidade: Uma pesquisa de relatórios de sustentabilidade no Brasil, realizado em parceria com a Fundação Brasileira para Desenvolvimento Sustentável (FBDS), mapeou 76 empresas brasileiras que produzem relatórios e selecionou dez como destaques em qualidade. A diferença entre as líderes e as demais é a compreensão mais elementar: a sustentabilidade não pode ser vista como departamento em separado, mas incorporada à estratégia de negócios e intrínseca a todos os níveis de gestão.
“Não adianta uma montadora ter ações sociais no seu relatório, mas não tratar de mobilidade e emissão de gases de efeito estufa, que são questões próprias do seu negócio”, exemplifica Clarissa Lins, diretora-executiva da FBDS.
“As líderes já conseguem entender a importância de tratar das questões materiais, mas no grande panorama isso ainda não é incorporado.” As empresas selecionadas são: Ampla, Banco Itaú, Banco Real, Bunge, Coelce, Energias do Brasil, Iranicelulose, Natura, Sabesp e Suzano Petroquímica.
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