Se queremos que as pessoas tenham atitudes ambientalmente responsáveis, uma boa saída é tornar as tarefas divertidas. É o que demonstra este viral — vídeo difundido na internet basicamente pelos próprios usuários — criado pela Volkswagen, para embasar o que eles chamam de “fun theory” (teoria da diversão).
Na Suécia, onde se deu o experimento, os cidadãos são remunerados pelo volume de metal e plástico que reciclam, mas não recebem nada pelo vidro. Por esse motivo, pouca gente se dá ao trabalho. Então, os idealizadores transformaram a lata de lixo para vidro reciclável em um jogo de Arcade, estilo fliperama. E lá se foram os suecos felizes depositar suas garrafas…
A ideia é que as pessoas se exercitem mais? Um segundo vídeo mostra a transformação dos degraus de uma escada em teclas de piano. Depois da novidade, a escada rolante, logo ao lado, ficou quase abandonada.
Claro que os virais são propagandas disfarçadas, e o jornalista Leo Hickman — do GreenLiving, blog do jornal britânico The Guardian – diz ser difícil engolir uma lição de moral vinda de uma gigante automobilística como a Volkswagen (leia o texto em inglês).
E conclama: “quando é que alguém vai produzir um viral com tema ambiental verdadeiramente significativo?”
Fica aí o desafio. 😉