O podcast Eu Soul o Monte, produzido por crianças e jovens do Monte das Oliveiras, será lançado junto com livro-reportagem no dia 17 de maio, na capital amazonense
Para dar voz aos coletivos urbanos, o projeto Manaus de Frente para a Floresta realizou oficinas para criação de um podcast com os jovens do bairro Monte das Oliveiras, na zona Norte de Manaus. O produto, chamado Eu Soul o Monte, contém seis episódios produzidos por 15 crianças e adolescentes do coletivo Soul do Monte, com relatos de histórias do bairro onde vivem.
As oficinas de podcast fazem parte do projeto multimídia coordenado pelo jornalista Sérgio Adeodato, incluindo um livro-reportagem, com base em mais de 60 entrevistas com pesquisadores, ambientalistas, empresários, lideranças sociais, gestores públicos, empreendedores de inovação e ícones da cultura manauara na música, artes plásticas, gastronomia, arquitetura e cinema, que compartilham suas visões sobre a relação cidade-floresta e o papel de Manaus na agenda do desenvolvimento sustentável.
A iniciativa tem apoio da Manauscult, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Instituto de Conservação e Desenvolvimento do Amazonas (Idesam), Instituto Arapyaú, Uma Concertação pela Amazônia, Coca-Cola Brasil, Página22 e Impact Hub Manaus, espaço de inovação onde o livro será lançado.
De acordo com Sérgio Adeodato, um dos objetivos do livro é promover o debate e garantir espaço de fala a lideranças locais, inclusive coletivos urbanos. “Decidimos ir além e gerar um legado sociocultural para uma comunidade de baixa renda que retrata muito bem os desafios da relação entre cidade e floresta. Entramos para apoiar a produção de um podcast em que meninos e meninas contam a história do lugar por meio de pesquisas e entrevistas”, explica o autor.
As oficinas de podcast duraram cinco meses. Os jovens participaram de oficinas e receberam equipamentos para dar continuidade ao projeto no futuro. Segundo Adeodato, o projeto permite que os próprios moradores contem suas histórias, mobilizando reflexões sobre a identidade e o empoderamento local. “É uma forma de fazer a mensagem do livro ir além de um produto impresso que fica guardado e contribuir com transformações em uma comunidade”, completa.
Todo o processo de capacitação e criação do podcast Eu Soul o Monte teve a coordenação do professor e jornalista Maickson Serrão e do empreendedor sociocultural Rojefferson Moraes, à frente do coletivo Soul do Monte.
“O podcast é um formato novo, mas usa uma comunicação que a gente utiliza o tempo todo. A ideia também era apresentar mais uma possibilidade de visibilidade e voz para a comunidade. As crianças precisam construir suas próprias narrativas e enxergar nos novos meios de comunicação um espaço que também pode ser delas. O famoso storytelling precisa ser mais democrático e alcançar a todos, sem exceção”, afirma Maickon Serrão.
Ouça aqui o primeiro episódio:
Cidade-floresta
O livro-reportagem traz textos, fotos, dados e análises sobre os aspectos econômico, social e ambiental da maior metrópole da Amazônia, uma região que se encontra no centro das discussões sobre a mudança climática e o desenvolvimento sustentável. Para acompanhar a temática do convívio cidade-floresta, a obra Manaus de Frente para a Floresta possui imagens fotográficas produzidas pelos fotojornalistas Bruno Kelly e André Pessoa. As fotografias evidenciam olhares, vidas e realidades que nem sempre são consideradas nas análises sobre o presente e o futuro da região, mas sob a atenção do mundo diante dos desafios socioambientais relacionados ao desmatamento.
Além disso, o livro traz informações em números sobre a região que abriga Manaus, como o fato de 80% do território de Manaus ser coberto de floresta, com 20% da área urbana com alta densidade demográfica.
“Conhecer em números o tamanho da região metropolitana de Manaus foi uma surpresa durante o processo de construção do livro. Por exemplo, só a região metropolitana é maior que Portugal. Dentro de Manaus, os 20% de área urbana são extremamente espalhados, com concentrações de alta densidade demográfica em áreas de baixa renda, devido a ocupações irregulares, que acabam pressionando a floresta em torno e mostram o tamanho do desafio da questão social, principalmente para os povos tradicionais que moram na região urbana”, diz o autor.
Anote na agenda:
O lançamento do livro-reportagem Manaus de Frente para a Floresta e do podcast Eu Soul o Monte ocorrem no dia 17 de maio, a partir das 18h30, no Impact Hub Manaus, situado na avenida Efigênio Salles, 1299, Aleixo. O evento contará com a performance do rapper amazonense Jander Manauara.