A quarta-feira foi marcada por mais protestos dentro e fora do Bella Center, onde acontece a Conferência do Clima da ONU, em Copenhague.
Diversos membros de entidades não-governamentais, inclusive algumas com forte projeção e atuação internacional, foram impedidos de entrar no pavilhão de negociações da COP mesmo tendo credenciais fornecidas pelos organizadores. Cerca de 46 mil pessoas foram credenciadas pela ONU, mas o Bella Center comporta somente 15 mil pessoas.
Já no começo da semana a organização era um forte problema, mas com a chegada de mais de 100 chefes de Estado de todo, com suas comitivas e equipes de segurança, a situação ficou ainda mais calamitosa.
No vídeo abaixo, o secretário-geral da UNFCCC, que organiza a COP, fala com manifestantes que protestam sentados no chão em um hall do Bella Center, e chega a perder a paciência para a conversa.
[youtube width=”620″ height=”350″]http://www.youtube.com/watch?v=5Hbg9qSMzfc&feature=player_embedded[/youtube]
Ja neste seguinte, manifestantes entram em confronto direto com a polícia dinamarquesa nas ruas de Copenhague. Cerca de 240 pessoas foram detidas em manifestações, de acordo com a agência Reuters.
[youtube width=”620″ height=”350″]http://www.youtube.com/watch?v=puiAD69B5v4&feature=player_embedded[/youtube]
Manifestantes que conseguiram entrar no pavilhão fizeram um protesto dentro do Bella Center, pressionando por uma atitude mais incisiva por parte dos negociadores presentes.
[youtube width=”620″ height=”350″]http://www.youtube.com/watch?v=hCedKpKBa4w&feature=player_embedded[/youtube]