Estimativa conservadora indica que bem menos de 10 mil pessoas estiveram no Bella Center na quinta-feira, cinco mil menos que a capacidade máxima do local
Os organizadores da Conferência do Clima de Copenhague podem estar usando uma falsa justificativa para negar acesso à sociedade civil no Bella Center.
Há fortes indícios de que muito menos que 10 mil pessoas estiveram presentes no local nesta quinta-feira. Na quarta-feira (dia 16), a presença teria alcançado no máximo 11 mil pessoas. A estimativa toma como base dado bastante conservador: o número de representantes de organizações não-governamentais registrados até 4 de dezembro, que não significa necessariamente o número de credenciados no Bella Center.
A reportagem da Página 22 procurou o escritório do Secretariado da Convenção do Clima (UNFCCC) para conseguir esclarecimentos sobre o número de participantes na COP-15, mas foi impedida pela segurança de falar com algum responsável do organismo.
Oficialmente, a UNFCCC e o governo da Dinamarca utilizam dois argumentos para barrar a entrada de representantes de organizações não-governamentais (ONGs). O conceito de ONG na COP é bastante amplo, incluindo pesquisadores, ambientalistas, sindicatos e associações empresariais.
A razão que mais tem sido utilizada é o excesso de participantes em relação à capacidade máxima do Bella Center, que seria de 15 mil pessoas para assegurar condições adequadas de segurança. A segunda justificativa relaciona-se à necessidade de maior segurança devido à presença de mais de cem chefes de Estado e governo no Bella Center desde quarta-feira à noite.
Com base no levantamento preliminar de pessoas registradas pela UNFCCC para participar da COP-15, a primeira razão não se sustenta. Teriam ingressado no Bella Center nesta quinta-feira (dia 17) não mais que 300 representantes de ONGs, ou 1,5% das 20.611 pessoas registradas no sítio da UNFCC na internet até 4 de dezembro no segmento das ONGs. Para amanhã, estava autorizada a entrada de meros 90 representantes das ONGs.
Observe, porém, que o levantamento refere-se a registros, mas não aos participantes efetivamente credenciados, o que somente ocorre quando a pessoa apresenta seus documentos no estande de credenciamento no Bella Center. Portanto, é muito provável que muito menos que 20 mil registrados das ONGs devem ter vindo a Copenhague para tomar parte na conferência do clima.
Em uma conta conservadora, que toma como verdadeira a ideia improvável de que todos os registrados foram credenciados no Bella Center, o máximo de participantes na COP-15 nesta quinta-feira teria sido de 10.294 pessoas, quase cinco mil a menos do que a capacidade do Bella Center. Como muitos não foram ao Bella Center ou não permaneceram no local o tempo inteiro e simultaneamente, o número efetivo de presentes no local foi bastante inferior a 10 mil pessoas.