Atravessar todos os 10 países da América do Sul em cima de uma bicicleta e, para nao perder a viagem, transmitir uma mensagem em prol da sustentabilidade e da defesa dos recursos naturais. Nesse caso específico, a mensagem é da Fundação Good Planet, com seu documentário Home. Além disso, a travessia serve também como um chamado, incentivando o uso da bicicleta como principal meio de transporte, sempre que isso for possível.
O viajante dessa empreitada é Carlos Eduardo Carvajal Ochoa, engenheiro mecânico colômbiano que a partir de 20 de março começará essa aventura, que tem previsão para durar dois anos. Cansado da vida corporativa e do seu emprego, ele decidiu pegar sua bicicleta e ganhar o mundo. “Pedaleando Alma” é o nome que ele decidiu dar a esse projeto pessoal. Além do carregamento com 45 quilos de peso entre bicicletas e bagagens, Carvajal leva um convite à reflexão ecológica sobre os efeitos de nossas ações na única casa que temos: Terra.
Ele percorrerá 34. 000 Km por estradas e caminhos alternativos, navegará pelo rio Amazonas, atravessará desertos, selvas, locais ermos ou inabitados, altas montanhas e a costa sulamericana. Para acompanhá-lo em sua jornada basta visitar o blog do projeto.
No vídeo ao lado, o próprio Carlos explicar a sua empreitada. É a primeira parte de sete. As demais você encontra em “vídeos relacionados”, na página do You tube.