Para onde vai o seu investimento? Essa não é, infelizmente, uma questão sobre a qual muitos pensam na hora de aplicar as suas economias no banco. O dinheiro que é investido, no entanto, pode estar sendo utilizado para financiar empresas de uma série de setores questionados pela opinião pública – como o de tabaco, armas e transgênicos – ou ainda companhias causadoras de poluição, desmatamento ou mesmo que desrespeitam direitos humanos.
A equação é muito simples. O dinheiro que deixamos no banco é utilizado por ele em outras sucessivas aplicações a fim de obter, nessa cadeia de investimentos, a rentabilidade planejada. E é nessa cadeia complexa de empréstimos daqui e dali, compras de ações de uma e de outra empresa, que o dinheiro pode acabar tomando rumos sombrios e financiando atividades irresponsáveis.
Há, no entanto, fundos de aplicações do mercado selecionados de acordo com critérios de sustentabilidade e governança corporativa que podem nortear os investimentos de quem quer ver seu dinheiro em mãos limpas. Desde 2005, a Bovespa reúne no ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) as ações de companhias alinhadas a essas práticas responsáveis. A metodologia do índice foi formulada pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces).
Os resultados de rendimento do ISE têm sido bastante animadores. Fora as oscilações de mercado, o índice vem subindo desde maio de 2008, chegando em alguns momentos a superar o próprio IBOVESPA, índice geral da bolsa. “O maior atributo do ISE é seu poder de indução a boas práticas. As empresas que se alinham estrategicamente com a sustentabilidade e adotam boas práticas também se valorizam”, comenta Roberta Simonetti, coordenadora do Programa Sustentabilidade Empresarial do GVces.
Para Roberta, as companhias que passam pelo “filtro da sustentabilidade” tendem a ter menores riscos, não estando, é claro, isentas deles. Os maiores impactos podem ser observados a longo prazo. Por isso, se você estiver interessado em investir sem desejar retornos imediatos, essa pode ser uma boa alternativa.
Entre as principais instituições e fundos constituintes do ISE, estão Banco Real (Fundo Ethical), Banco do Brasil (BB Top Ações ISE), Itaú (Itaú Excelência Social), Bradesco (Bradesco Prime ISE) e Unibanco (Unibanco Sustentabilidade). Pode ser uma boa visitar uma das agências e dar uma conferida.
Para quem quiser refletir sobre o destino do seu dinheiro investido, assista à animação “Como o seu dinheiro trabalha” (em inglês). Pode até parecer, mas não é nada engraçada.