É com colaboração que sete veículos de comunicação americanos pretendem combater os elementos que vão contra uma boa cobertura sobre as mudanças climáticas e trazer informação de qualidade aos leitores. Lançada em abril, a Climate Desk junta os esforços das revistas The Atlantic, Mother Jones e Wired, dos websites Grist e Slate, do programa da TV pública Need to Know e da ONG Centre for Investigative Reporting.
O que os levou a colaborar em vez de competir, dizem os editores, é o fato de que as mudanças climáticas e seus impactos humanos, ambientais, econômicos e políticos são uma “história fascinante e importante”, mas que “não tem sido bem contada”.
Por trás da Climate Desk está a ideia de apenas uma editoria – ou desk, em inglês – para tratar de assuntos conectados pelas mudanças climáticas, no lugar de compartimentalizar a cobertura em editorias de ciência, tecnologia, política, negócios etc. Em vez da preferência da cobertura tradicional a notícias sobre a vida selvagem ou o “debate” sobre a existência das mudanças climáticas, os parceiros prometem centrar-se no que consideram a notícia mais importante: “Como vamos enfrentar, mitigar ou nos adaptar” a essas mudanças.
Os resultados dos esforços conjuntos são publicados pelos parceiros e no website. A primeira série trouxe reportagens sobre como as empresas estão se adaptando à mudança climática, mas os editores garantem que as próximas podem incluir críticas à ciência climática ou a grupos que advogam a ação para mitigá-la. “Nosso único dogma é o bom jornalismo”.