No palco, a orquestra artesanal do grupo Uakti mais parece uma oficina de ferramentas surreais. Cada objeto em cena só passa a fazer sentido como instrumento quando os músicos começam a tocar. Há 32 anos, Artur Andrés, Paulo Santos e Décio Ramos produzem sons hipnóticos com panelas, potes, tubos de PVC e cabaças.
Música orgânica que transmite a relação do trio mineiro com o tempo, o espaço e a natureza. Idealizados pelo violoncelista Marco Antônio Guimarães, mentor do Uakti, os instrumentos acústicos são o ponto de partida para composições complexas que se tornaram referência em música instrumental. Agora, as peças sonoras vão ganhar um local para ficarem expostas de forma permanente em Belo Horizonte.
O Uakti está prestes a erguer sua nova sede, que deve combinar estúdio e um museu para abrigar criações como o Planetário (foto). No espaço, será possível conhecer de perto os cinco tipos de instrumentos da trupe, que se agrupam de acordo com a forma pela qual o som é produzido.[:en] No palco, a orquestra artesanal do grupo Uakti mais parece uma oficina de ferramentas surreais. Cada objeto em cena só passa a fazer sentido como instrumento quando os músicos começam a tocar. Há 32 anos, Artur Andrés, Paulo Santos e Décio Ramos produzem sons hipnóticos com panelas, potes, tubos de PVC e cabaças.
Música orgânica que transmite a relação do trio mineiro com o tempo, o espaço e a natureza. Idealizados pelo violoncelista Marco Antônio Guimarães, mentor do Uakti, os instrumentos acústicos são o ponto de partida para composições complexas que se tornaram referência em música instrumental. Agora, as peças sonoras vão ganhar um local para ficarem expostas de forma permanente em Belo Horizonte.
O Uakti está prestes a erguer sua nova sede, que deve combinar estúdio e um museu para abrigar criações como o Planetário (foto). No espaço, será possível conhecer de perto os cinco tipos de instrumentos da trupe, que se agrupam de acordo com a forma pela qual o som é produzido.