Internautas brasileiros estão organizando a campanha “Liga Lula” para mobilizar o Presidente em favor de Sakineh Ashtiani, que, acusada de adultério, foi condenada à morte por apedrejamento no Irã. O caso virou manchete em todo o mundo depois que seus filhos lançaram uma campanha para salvá-la da morte.
Os organizadores do movimento acreditam que as boas relações entre Lula e o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, poderiam anular a sentença e até mesmo incentivar uma mudança na legislação, que vigora há séculos no país.
No começo do mês, depois da repercussão internacional do caso e das pressões da campanha brasileira, Lula propôs ao Irã a possibilidade de asilo para Sakineh, mas o governo persa não deu sinais de que aceitaria a proposta.
Para intensificar os esforços em defesa iraniana, o site Avaaz está hospedando uma petição cuja mensagem pede que o presidente brasileiro não desista de interceder em favor de Sakineh até que sua execução seja revogada.
No site você ainda pode acompanhar um vídeo em que a atriz Mika Lins faz o apelo a Lula. A campanha brasileira ainda conta com a participação de Marcos Mion, Serginho Groisman e Rafinha Bastos, além dos americanos Bill Gates e Oprah Winfrey.
Clique aqui e leia a petição na íntegra.