Quer ter acesso rápido a um panorama global sobre sustentabilidade e responsabilidade corporativa? A Greenleaf, editora inglesa especializada no tema, acaba de lançar The World Guide to CSR – a country-by-country analysis of corporate sustainability and responsability.
A proposta da obra de 451 páginas, menos que aprofundar o assunto, é dar uma visão do todo, mostrando cases, tendências, contextos, além de organizações e think tanks envolvidos. Os capítulos foram organizados por países (quase 60) e regiões, permitindo comparações e uma consulta objetiva sobre as realidades locais.
Coube a Tarcila Reis Ursini, da consultoria Ekobé, e a Camila Yamahaki, doutoranda na Middlesex University, na Inglaterra, escreverem o capítulo sobre o Brasil. Nele, as autoras apontaram como temas prioritários corrupção, trabalho infantil, discriminação racial e desmatamento. Os históricos da Natura e do Banco Real, hoje Santander, aparecem como casos de estudo. A Natura, inclusive, foi a única empresa brasileira listada entre os cases da América Latina.
Entre as organizações representativas do setor no Brasil, foram mencionados Ethos, FBDS, Gvces, Cebds, Gife e IBGC.
O livro pode ser adquirido aqui. A editora permite a compra somente eletrônica e também por capítulos separados.