A Mostra Ecocartoon, em sua terceira edição, é humor que faz refletir sobre a crise ambiental que vivemos. Conta com o engajamento de cartunistas de diversos países – até mesmo daqueles onde a censura interfere na liberdade criativa, como China e Irã – e, desde seu início, em 2008, apresenta um tema único a cada ano. Entre o final de agosto e o dia 26 deste mês, os trabalhos ficam expostos pela primeira vez em São Paulo, abordando assunto dos mais sérios e presentes: a poluição urbana. Dos 612 cartuns inscritos para a mostra, a organização selecionou 140.
Todos estiveram expostos no Catavento Cultural e Educacional, espaço onde a ciência e os problemas sociais costumam ser apresentados com abordagem atraente para os jovens.
Os desenhos retratam a sensação de caos nas cidades, enquanto o acesso ao ar puro é abordado como um privilégio – caso do cartum do gaúcho Paulo Mattos, em segundo lugar na premiação promovida pelos organizadores da mostra. O desenho estampa um casal devidamente equipado com máscaras de gás, olhando, na vitrine, máscaras para o bebê que está para nascer. O vencedor foi o espanhol Omar Figueiroa, com uma interpretação bem crítica do crescimento das cidades.
Veja esses e mais alguns cartuns em nossa galeria de imagens, ao lado.