A avaaz.org está promovendo uma petição on-line para pressionar os líderes mundiais a se comprometerem, durante reunião da ONU sobre objetivos do milênio, com a duplicação da assistência destinada à saúde materna e infantil nos países em desenvolvimento.
Dados das Nações Unidas apontam que milhões de mulheres grávidas ainda morrem a cada ano devido a desnutrição e falta de cuidados básicos durante a gestação, além das 9 milhões de crianças que não chegam a completar cinco anos.
O documento será entregue durante a cúpula da ONU que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de setembro e apresentará as nove metas de desenvolvimento do milênio, com prazo de cumprimento até 2015. Entre as disposições, figuram o corte pela metade do número de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza e a redução dos casos de HIV no mundo.
Segundo o texto da petição, já existem estruturas de assistência em programas de HIV, malária e tuberculose, mas ainda não há nada do tipo que seja direcionado a mães e crianças. Especialistas acreditam que a duplicação da assistência prometida é o caminho mais adequado para assegurar que elas recebam de forma efetiva o acompanhamento médico do qual precisam.
A ideia é pressionar os líderes a assumirem esses compromissos, impedindo que as metas sejam flexibilizadas por conta dos efeitos da crise econômica, como já se tem especulado.
Para acessar a petição, clique aqui.