Você ainda vai ouvir falar muito destas tecnologias:
1) Óculos ajustáveis – Os usuários podem adequar as lentes dos Adspecs, vendidos a US$ 19, às suas necessidades. Com uma seringa, eles injetam água em dois recipientes plásticos que fazem as vezes de lentes e que mudam de formato conforme o volume de líquido inserido. Mais de 30 mil pessoas que não têm acesso a oftalmologistas já estão usando o modelo . Seu inventor, Josh Silver, professor da universidade britânica de Oxford, montou uma não-governamental que espera distribuir 100 milhões de unidades por ano, com ajuda de filantropistas.
2) Lampiões solares – Lampiões de querosene, a única fonte de iluminação doméstica em boa parte do mundo, oferecem um grande risco de incêndios. Agora, eles estão sendo substituídos por lâmpadas LED, de baixo consumo de energia, alimentadas por painéis solares. As lanternas solares D.Light já foram adotadas por mais de 1 milhão de pessoas.
3) Trem individual – O website de buscas Google, que oferece um prêmio a inventos que tenham a capacidade de “mudar o mundo”, acaba de doar US$ 1 milhão aos criadores do Shweeb, um sistema de trens com um único trilho para o transporte individual, alimentado por pedais e que pode alcançar 25 km/h. Veja o filme que ilustra o seu mecanismo:
Agora, esta tecnologia provavelmente não vai vingar:
4) Bombardear cobras com ratos mortos – O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos está planejando jogar ratos mortos, congelados e recheados de paracetamol (ingrediente de analgésicos) nas florestas do território de Guam, uma ilha do Pacífico. O objetivo é combater uma infestação de cobras arborícolas invasoras que estão acabando com a fauna nativa. A expectativa é que, ao ingerirem os ratos, as cobras tenham seu fígado atacado pelo paracetamol. Os ratos não podem atingir o chão, onde poderiam comprometer outras espécies.
Qual a sua opinião? Quais destas tecnologias vão vingar?