Para ajudar na hora das compras, o Greenpeace acaba de lançar mais uma edição do seu Guia de Eletrônicos Verdes, um aplicativo que classifica as principais fabricantes do mercado de acordo com seus esforços em eliminar substâncias agressivas de seus produtos e o nível de responsabilidade sobre o descarte desses equipamentos.
A 16ª edição do guia elenca 18 das principais marcas de celulares, computadores, TVs e equipamentos de jogos eletrônicos, considerando as categorias energia, químicos e lixo, além de critérios como pegada de carbono, uso de elementos tóxicos e reciclagem.
O aplicativo também permite conferir as outras edições do guia e assim fazer uma comparação entre os desempenhos das empresas desde seu primeiro número, em outubro de 2006. Para organizar o ranking, o Greenpeace se baseia em informações públicas e esclarecimentos fornecidos pelas fabricantes.
Nokia e Sony Ericsson têm liderado as últimas versões do guia. Segundo o Greenpeace, tratam-se das marcas com mais produtos livres de PVC e BRF (composto tóxico usado para impedir a combustão), sendo avaliadas como as mais verdes do ranking.
Em relação às TVs, a Philips foi a única que lançou até agora um modelo sem o uso de PVC e por isso ganhou pontos nessa última classificação. HP e Acer também começaram a fabricar computadores sem a substância e formam, junto com a Philips, o portfólio de produtos menos tóxicos.
Entre as marcas com o pior desempenho estão Toshiba e Microsoft – que perdeu pontos por não cumprir os planos de diminuir o uso das substâncias danosas – e a Nintendo, que aparece em último lugar desde que começou a participar da classificação.
Segundo a ONG, o objetivo principal do guia é pressionar as empresas para que produzam eletrônicos mais limpos, duráveis e que possam ser descartados sem danos à saúde e ao meio ambiente.