O mundo está cheio de boas ideias, mas é preciso reuni-las e potencializar seus efeitos. Essa é uma das missões do “The Hub”, comunidade global que congrega pessoas das mais diferentes profissões e culturas a fim de encontrar soluções para os principais dilemas do mundo dos nossos tempos.
A rede está presente em 26 cidades da América, Europa, África e Ásia e tem como iniciativa principal as Hub Schools, espaços com estruturas e serviços necessários para lançar projetos, organizar eventos e gerenciar negócios. No Brasil, sua sede fica em São Paulo, onde estreou em 2010 com a Hub Escola de Inverno, em parceria com a Hub Summerschool, da Holanda.
O centro oferece cursos, workshops e palestras sobre os mais variados temas, que podem abordar desde questões mais específicas, como agricultura urbana e ISO 14.000, até discussões mais aprofundadas sobre inovação, colaboração e novos métodos de conhecimento.
A bola da vez é a Hub Escola de Verão, que iniciou suas atividades esta semana e prevê mais de 190 eventos até o próximo dia 27 de fevereiro. Para participar, o candidato deve comprar “horas de conhecimento”, as chamadas hubhoras. Cada hubhora equivale a uma hora de algum dos eventos da programação, que apresentam diferentes durações. O aluno pode escolher a quantidade de horas para ele suficiente. É tudo bem maleável e colaborativo.
“Nossa missão é inspirar os inovadores sociais que são hoje os agentes de mudanças no país e apoiá-los na realização de suas ideias empreendedoras para um mundo radicalmente melhor”, afirmam os coordenadores da iniciativa brasileira do projeto.
O The Hub surge na torrente da busca pela inovação e no desafio de torná-la palavra de ordem principalmente no mundo empresarial, que tem perdido bastante espaço nos últimos tempos para esses ambientes coletivos (leia mais na reportagem “O gesto criador”, da edição 47 de Página22).
As inscrições nas atividades da Escola de Verão podem ser feitas pelo site do Hub São Paulo até o dia 27 de fevereiro.