Nada como um bom mapa para organizar dados e torná-los inteligíveis, principalmente àqueles com pouca familiaridade com os números. Pensando nisso, a Comissão Federal de Comunicações dos estados Unidos (FCC, em inglês) e a empresa FortiusOne uniram-se na criação do IssueMap, um site destinado à construção de mapas a partir de dados pré-concebidos.
A ideia é muito simples: basta organizar, em uma tabela, as informações a serem representadas e, em seguida, exportá-las para o site. Aí é só adequá-las de acordo com os limites dos países ou de suas subdivisões. Assista ao vídeo (em inglês) com explicações sobre o procedimento, ao lado.
O mapa criado pode ser usado como imagem em apresentações e outros documentos de sua escolha, além de poder ser visualizado em aplicativos como o Google Earth ou mesmo transformado novamente em planilha. Há ainda a possibilidade de divulgá-lo no Facebook, Orkut ou Twitter.
“Nós construímos o IssueMap para permitir que usuários não-técnicos possam dar sentido a dados mais facilmente”, afirmou Sean Gorman, presidente e fundador da FortiusOne.
Além de possibilitar uma maior compreensão de dados, personalizar mapas ainda permite organizar informações para a formulação de estratégias e a tomada de decisões, principalmente em comunidades até então dependentes unicamente de fontes oficiais. “O IssueMap capitaliza as capacidades mais essenciais, estimulando os cidadãos a uma maior sensibilização para as questões importantes e uma ação imediata”.