Em 2010 o GVces trouxe Hannah Jones, atual vice-presidente de Negócios Sustentáveis e Inovação da Nike Inc., para uma palestra na EAESP-FGV sobre como sustentabilidade e inovação se tornaram pontos-chave da atuação da empresa, provocando mudanças intensas no jeito de fazer negócios e no produto da Nike e, de quebra, influenciando diversas corporações. (leia a respeito em entrevista exclusiva na Página 22)
Já não são raros casos similares mundo afora. Esta semana me deparei com iniciativa da Toyota que é bastante sintomática desse novo direcionamento de grandes corporações. A gigante japonesa decidiu apoiar um Sistema de Transporte Inteligente, que apoia o uso de meios de transporte que não o carro individual. Em destaque, um sistema de ciclovias de 250 mil quilômetros no Japão!
Parece contraditório? Talvez a pergunta a ser feita seja como garantir num futuro próximo um mercado para veículos elétricos, com células de combustível ou alimentação solar se a mobilidade urbana estiver comprometida? A estrtégia da Toyota inclui também explorar o mercado de segurança no trânsito, investindo em tecnologia de ponta para evitar acidentes e colisões. Por trás de tudo isso, a filosofia de minimizar os impactos negativos dos automóveis e maximizar seus pontos positivos.
Para conhecer mais esse exemplo de como tornar a sustentabilidade parte do negócio, acesse o programa de apoio a Sistemas Intelignetes de Transporte, na área de inovação do site da Toyota (em inglês), e confira notícia a respeito no blog plataformaurbana.
Ricardo Barretto
Comunicação GVces