Tragédia também pode inspirar poesia. A Praça do Ciclista de São Paulo, na Avenida Paulista, foi ontem palco do lançamento da POA 2502, uma revista eletrônica composta por obras inspiradas pelo incidente de Porto Alegre, ocorrida no último dia 25 de fevereiro, quando um motorista atropelou um grupo de ciclistas, deixando 16 feridos.
Segundo Ana Rüsche, uma das idealizadoras do projeto, a publicação foi construída de forma totalmente colaborativa e contou com a participação de 30 obras. Logo após a tragédia, ela e mais quatro amigos – Daud, Hugo, Lilian e Sentelhas – dispararam uma mensagem para seu mailing de amigos ciclistas, e conseguiram reunir o material em pouco tempo.
Enquanto parte da equipe revisou os textos, a outra realizou a diagramação e colocou a revista no ar. A publicação reúne obras diversas, com ilustrações sobre o episódio, poemas, tirinhas, fotos e textos reflexivos. Cada um dos trabalhos é acompanhado pelo nome e uma minibiografia do autor.
Ana Rüsche é escritora e atualmente publica seus textos no blog contrabandistas de peluche. No papel, já lançou quatro publicações, entre elas os livros de poesia Sarabanda e Rasgada, traduzido para o espanhol. A POA 2502 está disponível em formato PDF e tem acesso livre.