Quem estiver por São Paulo durante a tarde deste sábado já tem programa garantido. A opção é dar uma passadinha no churrasco promovido por um flashmob organizado pelo jornalista Danilo Saraiva, em protesto à decisão do metrô de São Paulo de cancelar a construção de uma estação na região de Higienópolis, bairro central da capital paulista.
Tudo teria sido inspirado pela declaração de uma moradora local, que afirmou, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que o metrô atrairia “drogados, mendigos, uma gente diferenciada” para a região. A associação de moradores de Higienópolis encaminhou um abaixo-assinado à prefeitura pedindo o cancelamento da nova estação.
Danilo organizou então o “churrascão da gente diferenciada”, convidando as pessoas a realizarem um protesto em frente ao maior shopping do bairro. O evento foi postado no Facebook e já ganhou mais de 52 mil aderentes até agora. O movimento repercutiu no Ministério Público, que resolveu investigar as intenções por trás do cancelamento da estação, e conseguiu também um pronunciamento oficial do governador Geraldo Alckmin, que garantiu a continuidade dos planos iniciais.
Danilo chegou a cancelar o churrasco na tarde de ontem, preocupado com os possíveis transtornos que a mobilização em massa poderia trazer ao local – sem muito espaço de circulação –, além da grande quantidade de lixo gerada, mas decidiu manter o protesto. “OK, o povo pediu, o churrasco continua. Lembrando que a partir deste momento, torna-se público o evento, sendo responsabilidade de cada um a participação nele”, alerta no Facebook.
O churrascão está marcado para este sábado (14), às 14h, com concentração na Praça Vilaboim.