A praia francesa de La Ciotat, na Côte d´Azur, é famosa desde 1895, quando serviu de cenário para um dos primeiros filmes dos Irmãos Lumière, “A Chegada de um Trem à Cidade de Le Ciotat” – curta que provocou pânico nas salas de exibição devido ao realismo do trem que corria na direção do público. Na última semana ela voltou às manchetes por ter se tornado a primeira praia da França a banir o cigarro. No calçadão, foi criado um fumódromo com vários cinzeiros para receber os fumantes impenitentes.
A prefeitura de Nova York tomou decisão semelhante em fevereiro. O fumo foi proibido em 1.700 parques e 22 quilômetros de praias do município depois de muita polêmica e um debate animado sobre os limites dos direitos do cidadão. A metrópole norte-americana, ao contrário de La Ciotat, não vai criar fumódromos costeiros.
Os Estados Unidos vêem restringindo os direitos dos fumantes em suas praias há vários anos. Santa Monica e San Diego, na California, estado que costuma lançar tendências nos frontes ambiental e da saúde, proibem cigarros no seu litoral desde 2006.
O fumo também está sendo varrido da costa de Vancouver, no Canadá, e Melbourne, na Austrália, além de Hong Kong e várias praias japonesas. Em Hong Kong, aliás, é praticamente impossível fumar em lugares públicos – a cidade baniu os cigarros de todos os lugares públicos em 2007, após 25 anos de restrições progressivas. A população não pode fumar em ambientes de trabalho, praias, banheiros públicos, shoppings, e supermercados. Também não é permitido fumar em elevadores, transportes públicos, cinemas, auditórios, aeroportos e escadas rolantes. Com raras exceções, também não podem acender um cigarro em restaurantes, bares, cafés, saunas, casas noturnas e parques.
As prefeituras que estão proibindo o fumo nas praias têm dois argumentos: o fumo passivo compromete a saúde dos banhistas e os fumantes jogam um grande número de bitucas na areia, onde elas são manipuladas por crianças com seus baldinhos. No Brasil, o problema tem sido denunciado pela ONG SOS Praias Brasil. Seus idealizadores, Marcelo Marinello e Heloisa de Azevedo, percorrem a costa, muitas vezes fantasiados de cigarros, coletando bitucas e promovendo educação ambiental.
Na sua opinião, o cigarro deveria ser banido das praias brasileiras? Como isso deveria ser feito?