Cerca de 300 pessoas estiveram reunidas no fim de junho para debater os potenciais e desafios envolvidos na introdução e uso de veículos elétricos no Brasil. O Seminário Brasileiro sobre Tecnologias para Veículos Elétricos foi organizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e pelo Instituto Besc de Humanidades e Economia, em Brasília.
Reduzir nossa dependência em relação aos combustíveis fósseis – e, de quebra, cortar emissões dos gases responsáveis pelo aquecimento global – exige o desenvolvimento de novas alternativas que trazem os seus próprios desafios tecnológicos, industriais, comerciais e políticos. Nesse contexto, os carros elétricos não são exceção.
O objetivo do encontro foi estabelecer bases para acelerar a implantação dessa nova opção em território nacional. Segundo o diretor-presidente da ABVE, Pietro Erber, os veículos híbridos que aumentam a eficiência dos atuais veículos de combustão interna em 30% serão os primeiros a chegar às ruas.
Apesar do uso dos carros elétricos ainda estar muito ligada à questão tecnológica – o desenvolvimento de baterias mais eficientes e baratas tem sido uma preocupação constante –, um dos debates mais esperados foi o que discutiu políticas públicas para esses veículos e contou com a presença do secretárioexecutivo do Ministério da Fazenda Nelson Henrique Barbosa Filho. “Os veículos elétricos são uma tendência de desenvolvimento tecnológico e representam uma grande oportunidade para o Brasil”, afirmou.