A Avaaz está organizando uma petição online em protesto contra os frequentes atentados do presidente do Sudão, Omar Hasan Ahmad al-Bashir, à população do país. Comunidades resistentes a seu governo têm sido reprimidas em nome de uma ditadura que governa o país desde 1989.
Segundo a organização, durante esse período, o presidente sudanês contou com o apoio indireto de grande parte dos líderes internacionais na medida em que garantia a esses o acesso a parte do grande contingente de reservas de petróleo que faz do país um de seus maiores produtores na África.
Denunciado pelo Tribunal Penal Internacional, al-Bashir continua a empreender seus esforços de repressão aos resistentes, principalmente após os acontecimentos das últimas semanas, com a intensificação dos conflitos civis, o disparo do preço dos alimentos e as ameaças cada vez maiores de perda de sua cadeira presidencial.
“Pedimos que sejam tomadas medidas decisivas para dar fim à brutal limpeza étnica que está acontecendo no Sudão. Chegou a hora de agir concretamente”, afirma o texto da petição.
O documento pretende reunir 500 mil assinaturas para ser entregue aos membros do Conselho de Segurança da ONU.