Histórias e ideias de quem lê Página 22
A temática ambiental é recorrente no trabalho de Adolfo Borges, paulistano que vive em Cotia há seis anos, de onde idealiza vídeos e roteiros para histórias com pé e cabeça, recheadas de potente crítica e humor.
Seu A Era de Plástico busca ampliar o sentido da palavra “plástico”, para além do entendimento do material na lógica da sustentabilidade. No curta, Borges entrevista artistas na tentativa de trazer novas reflexões sobre o dejeto-vilão.
“Sustentabilidade tem tudo a ver com valores ancestrais”, afirma o documentarista. Diante da constatação, ele fez Passado, Semente e Futuro, uma análise sobre as sementes que se perderam, levando embora muitas espécies diante do cenário monocromático-produtivo dos cultivos hoje em dia.
As pesquisas para os vídeos levaram Adolfo a cursos de agricultura orgânica e hortas escolares para educadores. Ele também se envolveu com o movimento Slow Food e trabalha com um grupo que debate a questão das sementes com o objetivo de estimular o conhecimento sobre o assunto e a distribuição das mesmas. “Organizamos uma feira em São Paulo e minha produtora, a Resgate Cultura, está fazendo a documentação dos produtores que utilizam esses tipos de sementes.”
Seu trabalho mais surpreendente talvez seja o vídeo Chega de Fossa, que conta o drama de um casal ao perceber que a fossa da casa contaminava o lago próximo, os questionamentos sobre assunto tão real quanto embaraçoso e as alternativas diante daquela situação. Alguns vídeos de Adolfo podem ser vistos em seu canal no YouTube.
Se você deseja participar desta seção, escreva para LEITOR@pagina22.com.br e conte um pouco sobre você e seus projetos. Para se comunicar com Adolfo Borges, escreva para adolfoborges9@yahoo.com.br e resgate@resgatecultura.com