Em uma nova campanha publicitária, a frase “Reality sucks” acompanha a foto de um ciclista ao lado de um carro e, dentro dele, uma mulher o observa. Qual “realidade” estaria enchendo o saco? Esqueça o tráfego congestionado que poderia estar travando o carro ou a poluição no ar da cidade. A moça em questão não parece estar estressada. O ciclista é que está envergonhado. Ao lado, a frase: “Pare de pedalar… comece a dirigir”.
A propaganda, veiculada em jornais de universidades dos Estados Unidos, é da General Motors, uma das maiores montadoras automobilísticas do mundo. Propõe descontos especiais para o público universitário na compra do Chevrolet Sonic 2012 ou do 4×4 GMC Sierra 1500. Os estudantes americanos, no entanto, não se sentiram atraídos pela oferta. O anúncio foi reprovado e acusado de tirar um sarro dos ciclistas ou de quem não tem carro.
Além disso, a propaganda vai contra a tendência de aderir à bike como alternativa de transporte em cidades entupidas por carros, poluição e que sofrem com o aumento das emissões de gases do efeito estufa. (Leia mais na reportagem “Se essa rua fosse minha“).
Desde a divulgação, a GM tem recebido inúmeros mensagens em seus canais de comunicação. Vários sites e blogs se mobilizaram para incentivar mais pessoas a fazer isso. Segundo o jornal Los Angeles Times, um porta-voz da montadora se desculpou, afirmando que o anúncio foi desenvolvido junto a universitários e sua intenção era ser atrevido e bem-humorado, sem ofender ninguém. Os feedbacks estariam sendo ouvidos e considerados para mudar a campanha. “Nós respeitamos os ciclistas e muitos de nós somos ciclistas” disse Tom Henderson.