O seu cheeseburguer e omelete desceriam goela abaixo mais saborosos se você soubesse que os animais que produziram a carne e laticínios contidos neles não sofreram maus tratos? Na maioria das fazendas de criação de animais para consumo do Brasil, os bichos passam a vida em pequenos espaços, o que gera traumas físicos e psicológicos.
Dos ovos consumidos pelos brasileiros, 90% vêm de aves que vivem nessas condições, sem nem sequer se empoleirar, caminhar e ou abrir as asas.
Para uma lei que acabe com o sofrimento dos animais criados para consumo no Brasil, ONG Humane Society International lançou uma petição pública. Desde 2008, a organização atua no País em defesa do bem-estar dos cerca de seis bilhões de aves e gados criados anualmente pela indústria alimentícia brasileira.
Vários países já estão criando leis para evitar os maus tratos aos animais. Na Áustria, Alemanha, Finlândia, Noruega, Suécia e Suíça as chamadas gaiolas em bateria convencionais já estão proibidas. No ano que vem, a lei passa a valer em toda a União Europeia e em 2015 no estado americano da Califórnia. Os países da UE também irão banir, em 2013, as celas de gestação para vacas e porcas.