Pelo sétimo ano, a BM&FBOVESPA divulgou a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que reúne as 38 companhias listadas na Bolsa que se destacaram pelos seus compromissos e práticas alinhadas à sustentabilidade. Além da entrada do setor de transportes, com a inclusão da CCR e da EcoRodovias, as principais novidades são a abertura no site de informações sobre a metodologia de avaliação e das respostas das empresas que autorizaram a divulgação (AES Tietê, Bicbanco, CCR, Coelce, Banco do Brasil, Eletropaulo, Energias do Brasil e Natura). Ganham pontos as empresas que optam por publicar as respostas.
A avaliação é feita a partir de um questionário composto de sete dimensões (Geral, Natureza do Produto, Governança Corporativa, Econômico-financeira, Ambiental, Social e Mudanças Climáticas), que, por sua vez, são subdivididas em critérios, como política, gestão e desempenho. Para as empresas, o peso de cada critério já era conhecido, mas agora o público em geral e os investidores também têm acesso a esses dados para compreender como cada um destes itens são considerados na avaliação de desempenho.
Segundo Roberta Simonetti, do Programa de Sustentabilidade Empresarial e Finanças Sustentáveis do Gvces – coordenadora executiva do ISE – essa abertura é parte de um processo em andamento, no sentido de aumentar continuamente a transparência e a compreensão sobre a metodologia de seleção da carteira, atendendo a um dos objetivos estratégicos do ISE estabelecidos em 2010.