O plano era observar por um ano o que aconteceria com uma bicicleta estacionada na rua, mas o grupo levou menos que 365 dias para descobrir
Quanto tempo dura intacta uma bicicleta acorrentada na rua? Para saber até onde vai o senso de cidadania e respeito aos bens alheios das pessoas, a empresa Red Paek fez um experimento, chamado “Life-cicle – 365 dias na vida de uma bicicleta em NY”: prendeu uma bicicleta numa rua movimentada e a acompanhou com fotografias diárias. O resultado é o vídeo ao lado.
No dia 1 de janeiro de 2011, a bicicleta estava lá, completa com cesto, garrafa de água e lanternas, cercada pela neve do inverno. Por 230 dias ficou intocada, ganhando apenas a companhia de outras bicicletas ao seu lado. Mas assim que o primeiro item foi tirado, demorou apenas 40 dias para que tivesse sido completamente devastada, ou como diríamos aqui no Brasil, “rapada”.
O caso é uma mostra da Teoria da Janela Quebrada, criada nos anos 80 por cientistas sociais norte-americanos para explicar o vandalismo e crimes nas cidades. Segundo a teoria, um prédio conservado dificilmente é depredado sem motivos, mas assim que uma janela é quebrada, as pessoas entendem que não há ninguém responsável pelo imóvel e tendem a não respeitá-lo mais. Em pouco tempo, todas as janelas ficam quebradas também.
No caso da bicicleta de Nova York, enquanto ela estava completa, as pessoas provavelmente acharam que seu dono logo voltaria. Com o passar do tempo e a possível percepção do abandono, alguém removeu o primeiro acessório, abrindo caminho para os próximos aproveitadores. Quando os 365 dias se completaram, não havia nem sombra da antiga bicicleta.
Além de um ótimo teste de comportamento, fica a dica: não largue sua bicicleta por aí se ela estiver descuidada.