Uma das coisas que mais curti em recente visita a São Paulo foi observar a massa de ciclistas utilizando a ciclofaixa aos domingos, é de emocionar. Totalmente refratária ao ciclismo apenas alguns anos atrás, a cidade aos poucos começa a abrir espaço para as magrelas. Falta muito para chegar perto de metrópoles amigas dos ciclistas como Amsterdã e Copenhague, mas é um começo. Para celebrar, aqui vão algumas notícias inspiradoras sobre bikes vindas outros cantos do mundo:
Ônibus-bicicleta: Na Holanda, país onde estima-se que 40% de todas as viagens sejam feitas de bicicleta, as crianças podem ir para a escola em um ônibus-bicicleta, com oito assentos. Movido pelo pedalar dos pequerruchos, o ônibus-bike tem velocidade máxima de 16 kilometros por hora, um motor para ajudar nas subidas, e cobertura de lona para os dias de chuva. E, claro, assento para um adulto supervisionar a empreitada. A Fast-Company conversou com o fabricante da bike.
E-bike sharing: Na cidade americana de São Francisco, onde o uso da bicicleta está em alta, a ONG City CarShare – que opera um sistema de car-sharing – planeja incorporar bicicletas elétricas ao esquema depois de receber verbas federais para o projeto. A ideia é disponibilizar e-bikes nos pontos de car-sharing da cidade e contabilizar quantas viagens de carros serão substituídas por viagens de bicicleta. As e-bikes ajudam os ciclistas a encarar as ladeiras de São Francisco e seu uso será mais barato do que o dos carros, encorajando os motoristas a trocar o automóvel por uma magrela.
Estação conserto: Minneapolis, no meio-oeste americano, conta não só com extensas ciclovias – incluindo a primeira freeway para bicicletas do país – e um bem-sucedido sistema de bike sharing, mas também com empreendedores sintonizados às necessidades dos ciclistas. Dois moradores da cidade inventaram o Bike Fixtation, um quiosque self-service com ferramentas para reparos, lanches rápidos, acessórios e outros objetos de primeira necessidade para quem usa a bike como meio de transporte. O quiosque traz até um tutorial sobre como consertar um pneu furado. No ranking da revista Bicycling, Minneapolis desbancou Portland como a melhor cidade americana para o ciclismo em 2011.
Outro ponto de vista: A polícia metropolitana de Londres encoraja ciclistas e motoristas de veículos pesados (Heavy Goods Vehicles, HGV) a trocar de lugar. O programa Exchanging Places visa conscientizar ciclistas e motoristas sobre as dificuldades de ambos ao compartilhar as ruas. Ao sentar no banco do motorista de um enorme caminhão e observar uma bicicleta se movendo nos arredores, o ciclista passa a ter clara noção de quando pode ser visto pelo motorista e quando está fora de sua área de visão. Centenas de ciclistas já subiram na boléia para compreender melhor o ponto de vista dos motoristas. A polícia oferece também treinamento na bicicleta para os motoristas.
Esforço olímpico: Por falar em Londres, a cidade espera que um dos legados dos Jogos Olímpicos que começam dentro de alguns meses seja ciclístico. A previsão é de que até 4.400 pessoas se desloquem de bike para assistir aos jogos e, para acomodá-las, os organizadores desenvolveram um plano que pretende deixar melhorias permanentes para a cidade. Recente análise das rotas preparadas pelos organizadores, entretanto, aponta que apenas duas novas ciclovias foram adicionadas à rede existente. Há quem palpite que optar por usar a bicicleta para chegar aos eventos esportivos será, em si só, um esforço olímpico. Um projeto de expansão da rede cicloviária no Rio, que sedia as Olimpíadas de 2016, deveria estar em andamento desde outubro 2010 – a quantas será que anda?