POR JOSÉ ALBERTO GONÇALVES PEREIRA
CONVENÇÃO CORPORATIVA
O Stakeholder Forum, de Londres, e o Vitae Civilis trabalham para incluir na declaração final da Rio+20 a necessidade de os países adotarem uma convenção internacional sobre responsabilidade social corporativa (acesse csradialogue2012.org).
NADA DE AMARRAS
A Austrália, o Canadá e os Estados Unidos discordam da proposta e tentam remover a branda alusão ao tema da responsabilidade corporativa inserido na versão inicial do documento derradeiro da conferência de junho.
PACTO PELA NATUREZA
O setor financeiro também está se mexendo. Quatro instituições já aderiram à Declaração sobre Capital Natural, que será lançada na Rio+20 – entre elas, figura o Rabobank, um dos bancos mais atuantes em temas de sustentabilidade. O documento é uma iniciativa conjunta do Programa parao Meio Ambiente da ONU e do GVces.
ADENDO
A declaração funcionará como complemento aos três compromissos globais pela sustentabilidade existentes hoje no setor financeiro – o mais conhecido são os Princípios do Equador. Detalhes sobre o novo documento podem ser acessados em naturalcapitaldeclaration.org.
ROTAS SUSTENTÁVEIS
Um grupo de cinco grandes companhias – Kimberly, 3M, Vivo, Sadia e Protege – diminuiu em 40% as emissões de carbono de suas frotas entre 2009 e 2011 no País, na comparação com as emissões inicialmente estimadas.
BOM PARA O BOLSO
A informação é da Ecofrotas, empresa especializada na gestão sustentável do uso de veículos corporativos. Saíram ganhando o meio ambiente e o caixa das cinco empresas com as modificações introduzidas pela Ecofrotas. Só a Kimberly conseguiu economizar quase R$ 1 milhão.