O Projeto Cidades Criativas lançou um manifesto para que São Paulo busque alternativas e soluções para seus problemas usando como base a economia criativa (leia mais sobre essa economia no site do projeto)
De acordo com o texto do abaixo-assinado online, “a cidade criativa é o espaço onde o talento é valorizado, as oportunidades se ampliam e a qualidade de vida ganha uma nova dimensão”. A proposta é que, para resolver os problemas de São Paulo, a criatividade deve permear os espaços e os debates entre a população, organizações, empresas e, principalmente a esfera política.
Há dez propostas que trazem a economia criativa para dentro da cidade. Uma delas pede que se estimule a mobilidade da população entre bairros e sejam oferecidos incentivos para o compartilhamento de veículos privados, além da construção de edifícios com vãos livres e o uso dos espaços públicos para atividades culturais.
Já que há na cidade milhares de imóveis vazios e isolados da dinâmica urbana, o manifesto pede que a Prefeitura crie um programa de incentivo fiscal voltado à ocupação temporária desses imóveis. Para a educação, a proposta é que a cidade vire um espaço educativo, interligando-se à escola, para que nela se aprenda o tempo todo e em qualquer lugar.
Leia o manifesto completo e assine no site no Cidades Criativas.