Histórias e ideias de quem lê Página22.
Carla Frabetti, 31 anos, sempre foi uma aluna aplicada. Formada em Administração de Empresas, chegou ao último ano da faculdade querendo mais que boas notas e um bom emprego. Faltava experiência de vida em seu currículo. Decidiu, então, que passaria um tempo fora do Brasil, tanto para potencializar o domínio do inglês como para juntar um dinheiro e viajar pela Europa. Escolheu Londres como destino e, logo de cara, viu que a vida, apesar de bela, tem lá suas dificuldades.
O emprego era mais desafiador que interessante. Atendente em uma das lojas do McDonald’s, Carla sentiu na pele (e na balança) como é a vida do outro lado do balcão. “Só podia comer o sanduíche, as frituras e os refrigerantes. Saladinha? Nem pensar, ou só pagando. Nessas quase perdi minha saúde.” O resultado foram 10 quilos a mais, além de muitas indagações sobre a forma como as pessoas são tratadas em algumas empresas. “Você naturalmente se pergunta por que as políticas empresariais acabam por levar em consideração primeiro o lucro, depois o ser humano. Estamos falando em comida, em alimentar quem trabalha pra você. É uma loucura isso.”
A vida dura nos balcões do McDonald’s londrino durou pouco. Ela conseguiu um emprego melhor e, de quebra, perdeu os quilos extras. A experiência, contudo, ela fez questão de trazer de volta para o Brasil. Há 12 anos atuando na área financeira, Carla é coordenadora de tesouraria da Prysmian Group – um dos braços da Pirelli – e busca tratar todo mundo a pão de ló.
“As pessoas são complexas, cada uma tem um hábito, uma criação. É um exercício diário lidar com os humores alheios. Na área financeira, por exemplo, somos sempre pressionados por metas e indicadores, é estressante mesmo. Mas não justifica tratar ninguém mal”, diz.
Ela vai mais longe. “Penso que os ambientes de trabalho, quando preenchidos por pessoas satisfeitas e saudáveis, são ambientes leves, em que a informação flui e o objetivo de sucesso é coletivo”, conclui.
Se você deseja participar dessa seção, escreva para leitor@pagina22.com.br e conte um pouco sobre você e seus projetos. Para se comunicar com Carla, escreva para frabetti@hotmail.com