A Sustainable Apparel Coalition (Coalizão do Vestuário Sustentável), que reúne uma dezena de pesos pesados, inclusive Adidas, Nike, H&M, Columbia, GAP, New Balance e Levi’s, que representam um terço do faturamento global da indústria de roupas e calçados, acaba de anunciar que elaborou um índice, o Higg Index, para padronizar a forma como o setor monitora seu desempenho socioambiental. A iniciativa também está tendo a participação de outros membros da coalizão, como grandes redes de varejo (C&A, JCPenney, Nordstrom e Walmart, dentre outros) e fornecedores de matérias-primas, como tecidos e solados, como a DuPont.
O Higg Index ainda não é um produto acabado, embora tenha sido discutido pelos membros da Sustainable Apparel Coalition ao longo dos últimos dois anos. A versão atual funde elementos do Outdoor Industry Association’s Eco Index (desenvolvido pela associação de fabricantes de roupas esportivas dos EUA) e do Materials Sustainability Index (um índice interno da Nike usado para identificar matérias-primas de menor impacto negativo). Ele também incorpora instrumentos do Global Social Compliance Programme, um programa de melhoria contínua da cadeia de valor criado por empresas que são grandes compradores globais.
Em linhas gerais, o Higg Index avalia os materiais utilizados, os produtos finais, as fábricas e os processos produtivos por meio de uma série de questionários quantitativos testados durante uma fase piloto. Ele ainda não se aplica às atividades do varejo nem às indústrias de calçados, que deverão ser incorporados no futuro. Também não incorpora elementos trabalhistas, a serem incluídos.
O índice não está associado a nenhum selo de qualidade, que viria preso aos produtos. É mais um indicador a ser monitorado periodicamente, como um termômetro do desempenho das indústrias e do setor. Taí um instrumento que poderia, no mínimo, inspirar as empresas nacionais.[:en]
A Sustainable Apparel Coalition (Coalizão do Vestuário Sustentável), que reúne uma dezena de pesos pesados, inclusive Adidas, Nike, H&M, Columbia, GAP, New Balance e Levi’s, que representam um terço do faturamento global da indústria de roupas e calçados, acaba de anunciar que elaborou um índice, o Higg Index, para padronizar a forma como o setor monitora seu desempenho socioambiental. A iniciativa também está tendo a participação de outros membros da coalizão, como grandes redes de varejo (C&A, JCPenney, Nordstrom e Walmart, dentre outros) e fornecedores de matérias-primas, como tecidos e solados, como a DuPont.
O Higg Index ainda não é um produto acabado, embora tenha sido discutido pelos membros da Sustainable Apparel Coalition ao longo dos últimos dois anos. A versão atual funde elementos do Outdoor Industry Association’s Eco Index (desenvolvido pela associação de fabricantes de roupas esportivas dos EUA) e do Materials Sustainability Index (um índice interno da Nike usado para identificar matérias-primas de menor impacto negativo). Ele também incorpora instrumentos do Global Social Compliance Programme, um programa de melhoria contínua da cadeia de valor criado por empresas que são grandes compradores globais.
Em linhas gerais, o Higg Index avalia os materiais utilizados, os produtos finais, as fábricas e os processos produtivos por meio de uma série de questionários quantitativos testados durante uma fase piloto. Ele ainda não se aplica às atividades do varejo nem às indústrias de calçados, que deverão ser incorporados no futuro. Também não incorpora elementos trabalhistas, a serem incluídos.
O índice não está associado a nenhum selo de qualidade, que viria preso aos produtos. É mais um indicador a ser monitorado periodicamente, como um termômetro do desempenho das indústrias e do setor. Taí um instrumento que poderia, no mínimo, inspirar as empresas nacionais.