Plástico preso no chamado “Grande Depósito de Lixo do Pacífico” vira embalagem reciclada para detergente
A embalagem de detergente da marca Method é de fazer inveja a muitas empresas que buscam soluções de baixo impacto ambiental para seus negócios. O plástico utilizado é reciclado, mas ao invés da empresa o buscar em cooperativas de reciclagem, vai ao litoral e retira o lixo que vem do chamado “Grande Depósito de Lixo do Pacífico”.
Com aproximadamente o tamanho da Inglaterra, a região é uma ilha flutuante de resíduos não degradáveis (em sua maioria plásticos), que nós, seres humanos, descartamos incorretamente há anos. No caso do Grande Depósito, devido às correntes marítimas e ventos, o lixo fica encurralado girando em uma espiral gigantesca.
Especialistas afirmam ser muito difícil limpar a área completamente porque são toneladas de resíduos plásticos que podem ter até o tamanho de um grão de arroz espalhados em uma imensa área. E tudo isso levará centenas de anos para se decompor.
Para coletar esse material, a Method se aliou a ONGs que realizavam mutirões de limpeza das praias no Havaí. Como está perto do Grande Depósito, o estado norte americano recebe muito do lixo que vem do alto mar.
É a primeira vez que esse material vira matéria prima. A tecnologia da Method consegue produzir uma embalagem com 25% de plástico vindo do mar, ou cerca de 15 gramas. Desde 2006 a empresa estuda materiais de segunda mão para sua linha de montagem.
No site da empresa, eles esclarecem que, mais importante do que a limpeza do Grande Depósito, o objetivo é aumentar a conscientização sobre o problema da poluição marinha. A Method também acredita que a ação deverá incentivar outras empresas a inovar na busca por tipos de matérias primas recicladas.