As versões brasileira e latino-americana de 2012 do relatório do Carbon Disclosure Project (CDP) apresentarão pela primeira vez uma relação com as dez melhores respostas das empresas por ordem alfabética. Os relatórios serão lançados, respectivamente, nos dias 25 e 26 de outubro em São Paulo. Em ambos, as notas individuais concedidas às empresas não serão divulgadas, como já ocorre no relatório Global 500 da organização (o próximo será divulgado em 12 de setembro).
“Passamos a implementar a metodologia de pontuação do CDP no Brasil em 2011, mas as notas foram comunicadas apenas para as empresas de forma confidencial”, observa Juliana Lopes, gerente regional do CDP para a América Latina.
São avaliados pelo CDP a abrangência e o detalhamento das respostas das companhias quanto à gestão de suas emissões de gases-estufa. As empresas mais bem avaliadas nesse quesito são inseridas no Carbon disclosure Leadership Index (CDLI).
Complementa o CDLI outro índice, o Carbon Performance Leadership Index (CPLI), que inclui empresas que também tomam medidas positivas para diminuir suas emissões. As ações de empresas que integram os dois índices têm registrado evolução nas bolsas muito superior ao do Global 500 do Financial Times, como mostra o gráfico.