O projeto do portal “Quem são os proprietários do Brasil?” trará uma série de análises sobre as empresas e os controladores do poder econômico do País. E está a um passo de ser concretizado. Faltam apenas 2 dias e cerca de R$ 14 mil para que a ideia consiga o financiamento coletivo via Catarse.
Elaborado pelo Instituto Mais Democracia (IMD) e a Cooperativa EITA, a primeira etapa da proposta já divulgou um ranking com 397 empresas em que é possível ver seu faturamento e suas “redes de poder”, ou seja, as relações entre empresas, pessoas e famílias donas e herdeiras dos negócios.
O objetivo é auxiliar a compreensão e dar mais transparência sobre as grandes forças do poder econômico brasileiro e sobre como e por quem os negócios são controlados.
Esse ranking foi amplamente divulgado pela mídia. Mas o grupo quer mais. A proposta que está para ser aprovada tem metas para um mapeamento ainda mais completo. O novo banco de dados deverá conter informações das 100 empresas de capital fechado com maior faturamento no País. Tudo será cruzado com dados de financiamentos de campanha, repasses do BNDES e do governo federal.