Aulas têm início em abril e se estendem em módulos independentes até o final do segundo semestre
Com a demanda crescente pela profissionalização da gestão do setor social brasileiro, somado ao desafio cada vez maior pela sustentabilidade financeira das organizações que o compõem, o GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas lança a edição 2013 do curso Ferramentas de Gestão. As inscrições podem ser feitas pelo site www.gife.org.br.
O curso é voltado a profissionais de associações, institutos, fundações e empresas ligados à operação dos projetos sociais de suas organizações. É fundamental para aqueles que procuram ampliar suas habilidades na condução de projetos sociais.
Com edições anuais desde 2001, o curso aproveita o sólido conhecimento acumulado pela Rede GIFE de Investidores Sociais, combinado com a expertise de uma seleção de consultores reconhecidos no campo de trabalho por sua excelência e dedicação ao aprendizado. Por isso, o currículo disponibiliza instrumentos gerenciais utilizados por aqueles que estão na vanguarda da atuação social.
“Além do conhecimento específico sobre os temas, o GIFE também tem a preocupação de que o curso seja um espaço relevante de relacionamento, aproveitando as experiências trazidas pelos diferentes alunos participantes. Você aprende com seus pares”, garante o secretário-geral do GIFE, Andre Degenszajn.
Os Módulos
Uma das vantagens do Ferramentas de Gestão é a possibilidade do participante decidir seu plano de estudo, de acordo com seu interesse e necessidade de qualificação.
Composto por módulos independentes, porém complementares, o profissional pode focar no que realmente quer aprender, a partir de aulas avulsas ou pacotes, aumentando assim suas condições para buscar um eventual aprofundamento futuro.
Para acessar e ver a programação acesse o site do Gife.
Sobre o GIFE
O GIFE é uma instituição social que reúne organizações de origem empresarial, familiar, independente e comunitária, com investimentos em projetos com finalidade pública. Nascido como grupo informal em 1989, foi instituído como Grupo de Institutos Fundações e Empresas em 1995 por 25 organizações e hoje reúne 144 investidores sociais. Desde então, tornou-se uma referência no Brasil sobre investimento social privado e vem contribuindo para o desenvolvimento de organizações similares em outros países. Mais informações: www.gife.org.br.
Sobre os Consultores
Antônio Luiz de Paula e Silva
Associado ao Instituto Fonte, mestre em Administração pela FEA/USP (2001), engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP (1985), desde 1989 trabalha com projetos de desenvolvimento social. Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais (1988) e autor do livro “Utilizando o Planejamento como Ferramenta de Aprendizagem” (Editora Global, 2001). Atualmente com 48 anos, é casado, tem três filhos e reside em Bauru, no interior de São Paulo.
Eleno Paes Gonçalves Junior
Formado em administração de empresas pela EAESP/FGV (1999), especializou-se em Gestão de Iniciativas Sociais pela UFRJ (2002). Possui catorze anos de atuação como administrador em organizações de diferentes perfis, como o Grupo Pão de Açúcar, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Cidade Escola Aprendiz e outras, atuando tanto em áreas administrativas e financeiras, quanto nas áreas de gestão de pessoas, planejamento, projetos e da qualidade. De 2007 a 2011 foi gerente institucional do GIFE. Coordenou a 1a edição do “Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais” (IBGC e GIFE, 2009) e participou do Board da elaboração do “Investment Management Code of Conduct for Endowments, Foundations, and Charitable Organizations” (CFA Institute, 2010). Foi superintendente adjunto de operações do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa até 2013..
Érika Bechara
Advogada, mestre e doutora em Direito das Relações Sociais pela PUC/SP. Professora de Direito Ambiental da PUC/SP (graduação e especialização). Professora de Direito Ambiental e Direito do Consumidor da Faculdade de Direito de Sorocaba. Sócia de Szazi Bechara Advogados, escritório especializado em Terceiro Setor e Responsabilidade Social Empresarial.
Flávia Moraes
Consultora em Sustentabilidade, sócia-diretora da FCM Consultoria em Sustentabilidade. Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Mackenzie, com especialização em propaganda pela ESPM. Foi Gerente Geral de Sustentabilidade da Philips América Latina; até agosto de 2008; sendo responsável pelo planejamento, implantação e gerenciamento dos programas de Sustentabilidade da empresa no Brasil e na América Latina, incluindo os projetos de investimento social, voluntariado, inclusão e valorização da diversidade. Foi professora de Pós-Graduação em Sustentabilidade da FECAP e membro do Conselho Industrial CIESP, do Comitê de Responsabilidade Social da FIESP-CIESP. Atualmente é professora do curso Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial da – FGV em duas matérias: Ética, responsabilidade e sustentabilidade e Estratégia de inserção da Sustentabilidade na empresa – relação com diferentes áreas e engajamento interno. Professora do Instituto de Economia curso Gestão da Sustentabilidade e da Responsabilidade Social Corporativa da UNICAMP e Professora da FIA – Fundação Instituto de Administração – FEA – USP no curso de pós-graduação Análise, prevenção, detecção de riscos de fraudes empresarias – módulo Sustentabilidade e Ética.
Judi Cavalcante
Jornalista graduado pela PUC/SP e especialista em gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas pela ECA/USP. Prestou consultoria para diversas instituições do Terceiro Setor, entre elas Ashoka Empreendedores Sociais, Aliança Capoava, Fundação Avina e Fundação Tide Setubal, organização na qual exerceu a coordenação de comunicação e gestão de 2005 a 2008. Já atuou na gestão do GIFE e atualmente também leciona na FGV e exerce o cargo de diretor de Consultoria da Report Sustentabilidade.
Mônica Bose
Psicóloga, Mestre e Doutora em Administração pela Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da USP (FEA-USP). Consultora em gestão de organizações e de pessoas, com projetos desenvolvidos junto à iniciativa privada, a empresas públicas e organizações sem fins lucrativos. Docente em disciplinas nas áreas de Terceiro Setor, Sustentabilidade, Gestão de Pessoas e Metodologia de Pesquisa, para graduação e pós-graduação. Foi coordenadora de projetos e pesquisadora no Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor / Fundação Instituto de Administração. Foi gerente de recursos humanos na Accor Brasil / Carlson Wagonlit Travel. Publicou artigos e livros sobre Empreendedorismo Social e Gestão de Pessoas. É avaliadora da RAUSP – Revista de Administração da Universidade de São Paulo. Participa, voluntariamente, da Diretoria Executiva do Movimento Comunitário Estrela Nova.
Renato Kiyama
Diretor de Desenvolvimento Institucional da Artemisia, sendo responsável pela criação da Aceleradora de Impacto da Artemisia, que articulou mais de 10 milhões de reais em investimentos para o portfólio de empresas apoiadas. Desenvolveu pesquisas de campo sobre estratégias de mercado que reduzem a pobreza no Brasil, na Índia e na América Latina. É facilitador de processos de inovação, atuando como colaborador nas capacitações da Artemisia e consultor em várias organizações (SENAC, Banco Central, FIA e GIFE). Empreendeu iniciativas relacionadas à juventude e à cultura urbana. Também foi vice-presidente da AIESEC–USP. É administrador pela FEA USP (Universidade de São Paulo), com estudos em empreendedorismo pela Babson College (Boston-USA).
Rosana Kisil
Mestre em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Engenheira Agrônoma pela USP. Consultora para processos de desenvolvimento organizacional e comunitário, planejamento estratégico e fortalecimento de Conselhos em Organizações Sem Fins Lucrativos. Docente em Cursos de Especialização em Terceiro Setor e Planejamento. Autora de “Manual de Elaboração de Projetos e Propostas para Organizações da Sociedade Civil” (Global: 2001) e de capítulos, artigos e adaptações de publicações do Terceiro Setor. Fellow do BoardSource. Conselheira e fundadora da EDUCO BRASIL, ONG para educação experiencial ao ar livre.
Vivianne Naigeborin
Tem 13 anos de atuação global no campo do empreendedorismo social. É Assessora Estratégica da Potencia Ventures, desde sua criação em 2010. Antes disso, atuou como consultora estratégica para empresas, fundos, indivíduos e organizações da sociedade civil. De 2000 a 2007, trabalhou na Ashoka Empreendedores Sociais como Diretora Internacional de Parcerias Estratégicas e de Integração para a América Latina. Coordenou a elaboração de duas publicações sobre o tema de negócios sociais em português e espanhol (2001 e 2006). Integra o grupo responsável pela criação do primeiro MBA de Gestão em Negócios Socioambientais no Brasil, parceria da Artemisia, CEATS/USP e IPÊ. É membro do conselho do capítulo ANDE Brazil (Aspen Network of Development Entrepreneurs), Artemisia Negócios Sociais, The Hub São Paulo, Instituto de Cidadania Empresarial e Vox Capital.