Com informações da BM&FBOVESPA:
O número de empresas listadas na BM&FBOVESPA que publicam relatório de sustentabilidade ou documento similar ou explicam por que ainda não o fazem aumentou de 203 para 293 entre maio de 2012 e junho de 2013. Isso representa um crescimento de 45,31% para 66,29% na adesão das companhias à iniciativa Relate ou Explique, recomendação lançada pela Bolsa ao mercado em dezembro de 2011. As empresas que inseriram as informações no seu Formulário de Referência até junho deste ano integram o banco de dados atualizado.
O número das empresas que efetivamente publicam informações sociais, ambientais e de governança corporativa aumentou em 61, indo de 96 para 157, comprovando o crescente comprometimento e valorização da agenda de sustentabilidade pelas companhias de capital aberto.
Com o objetivo de dar mais visibilidade a este movimento das empresas brasileiras, pela primeira vez, a BM&FBOVESPA realizará divulgação segmentada dos resultados do Relate ou Explique para investidores nacionais e internacionais, também como forma de estimulá-los a valorizarem esta agenda junto às empresas de seu portfolio.
Já para contribuir com o avanço das companhias que não deram resposta à iniciativa ou que ainda não publicam informações não financeiras mas explicaram o motivo, a BM&FBOVESPA realizará no segundo semestre apresentações sobre sustentabilidade e workshops sobre como publicar estes dados, esta última iniciativa em parceira com a GRI (Global Reporting Initiative).
Os primeiros resultados do Relate ou Explique foram anunciados na Rio+20, em 2012. O objetivo da iniciativa é estimular as companhias a publicar relatório de sustentabilidade ou similar e disponibilizar este banco de dados de forma fácil e rápida no site da Bolsa para todos os stakeholders – especialmente investidores e analistas -, oferecendo maior transparência ao mercado.
Para visualizar o resultado do Relate ou Explique, basta acessar tabela no site da Bolsa que apresenta os links para os relatórios das empresas que publicam as informações, as explicações das companhias que ainda não têm esta prática e as empresas que não deram resposta.
Roberta Simonetti
PUBLICIDADE